PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: JOSEFA ELIANE RIBEIRO MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA ELIANE RIBEIRO MENDES
DATA: 18/11/2019
LOCAL: Auditório Gerardo Parente do DEMUS/CCTA
TÍTULO: EDUCAÇÃO MUSICAL EM ESCOLAS / TURMAS MULTISSERIADAS NO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical. Educação Rural. Turmas Multisseriadas. Comunidades de Prática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Na educação rural, o maior desafio é garantir o acesso à educação a populações mais isoladas. Em muitas escolas rurais, toda a organização escolar é ajustada em turmas ou classes multisseriadas, que se caracterizam por reunir, em um mesmo espaço físico, estudantes de diferentes níveis de aprendizagem (ano, série, grau, ciclo, etc.) e diversas faixas etárias que são gerenciadas por uma mesma professora ou professor, diferindo do currículo usualmente adotado. Esta tese examina as características das turmas multisseriadas com o objetivo central de compreender e analisar processos de ensino e aprendizagem musicais adequados para trabalhar nesse contexto. Especificamente, busca- se: a) Caracterizar as propostas de educação do/no campo e os mecanismos de sua operacionalização no município pesquisado; b) Caracterizar a prática pedagógica em escolas com turmas multisseriadas; c) Discutir as relações entre a teoria da comunidade de prática, comunidade de prática musical e as características das turmas multisseriadas; d) Verificar, em etapa diagnóstica, como foram desenvolvidas, nas escolas pesquisadas, atividades pedagógico-musicais e com que funções; e) Desenvolver um processo pedagógico-musical em turmas multisseriadas do ensino fundamental I, buscando uma interação constante com a vivência musical dos alunos; f) Promover o envolvimento, a participação e o desenvolvimento dos alunos e professoras durante as aulas e no decorrer de todo o processo; g) Analisar o processo desenvolvido durante a intervenção pedagógica, em suas contribuições e limites; h) Discutir alternativas para o processo de ensino e aprendizagem musical em classes multisseriadas. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa documental, a partir de documentos oficiais do MEC, visando discutir as políticas públicas, os marcos legais e normativos para a educação do/no campo e uma pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar o estado da arte para essa temática. Não foi encontrado nenhum estudo sobre práticas educativas musicais em turmas multisseriadas, o que indica a relevância desta pesquisa. Foi então desenvolvida uma pesquisa-ação com alunos de turmas multisseriadas da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental, procurando envolver também as professoras que atuavam nessas turmas. A intervenção pedagógica, que envolveu a atuação da pesquisadora como professora de educação musical, foi dividida em duas etapas, sendo a primeira realizada em duas escolas municipais, no ano de 2017, e a segunda, em 2018, com uma turma multisseriada de uma dessas escolas. Nas aulas foram colocadas em prática diretrizes contemporâneas para a educação musical, buscando adequá-las às características de diversidade etária e de anos escolares das turmas multisseriadas e seu caráter interativo. Especificamente na segunda etapa o planejamento buscou favorecer o desenvolvimento da aprendizagem musical em comunidades de prática, de acordo com a teoria de Etienne Wenger. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com agentes envolvidos na pesquisa: diretoras, supervisoras, professoras, entre outros. Foi feita uma análise e descrição detalhada de todas as etapas da intervenção, procurando discutir que diretrizes poderiam guiar os processos de ensino e aprendizagem musicais em turmas multisseriadas de escolas rurais/no campo. Os resultados apontaram que, apesar das dificuldades, as turmas multisseriadas ainda são uma forte realidade em todo o Brasil, mais especificamente, no Nordeste. Foi possível desenvolver um trabalho musical nesse contexto, construído a partir dos interesses dos alunos, da colaboração mútua entre os envolvidos, tornando, assim, a aprendizagem mais significativa.
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME