PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE CARVALHO BIELSCHOWSKY
DATA: 28/11/2019
LOCAL: Sala 404 B do CCHLA
TÍTULO: O silêncio na música: uma investigação formal e de performance em obras para violoncelo e piano dos períodos Clássico e Romântico
PALAVRAS-CHAVES: Silêncio na música. Entrevistas com violoncelistas. Funções do Silêncio. Qualidades do silêncio. Interpretação do Silêncio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O silêncio na música, apesar de relativamente pouco estudado, é um fascinante componente do universo da composição e interpretação musical. O presente estudo tem por tema geral o silêncio como elemento de expressão na música e versa, em sua essência, sobre a teoria e a prática do silêncio nesse universo, por meio do exame de repertório selecionado dos períodos Clássico e Romântico na literatura do violoncelo. Dessa forma, faz-se um mapeamento do estado da arte de teorias contemporâneas da música de concerto sobre as funções e qualidades do silêncio na música com ênfase às contribuições dos autores Braman (1956) e Margulis (2007b), ao mesmo tempo em que são empregados conceitos relevantes de Cone (1968) e Epstein (1995). Na parte empírica da tese, apresenta-se a percepção de vinte e oito renomados intérpretes da atualidade a respeito de seu entendimento e suas abordagens sobre o tema. Verifica-se se os entrevistados têm abordagens particulares, se são produto de intuição e improvisação, ou de reflexão e aplicação consciente, atenta e permanente. Estuda-se a maneira como os músicos vão além do conhecimento oferecido por teóricos em questões tais como: flexibilidade na duração da pausa quando as notações de partitura não necessariamente a indicam (vírgulas, fermata, etc.); aplicação de interseções silenciosas por intérpretes, ainda que não expressas pelos compositores na notação musical; função do silêncio anterior ou posterior à execução de uma obra; gestual e sua relação com o silêncio; forma de contagem de pulso musical; aspectos acústicos que possam vir a influenciar na percepção interpretativa dos silêncios musicais; e elementos extramusicais que venham a afetar o impacto do silêncio na performance. Os pressupostos teóricos, e as abordagens interpretativas sobre o silêncio na música, são organizados a partir da observação de quatro momentos da execução musical: os silêncios de pré-performance e pós-performance; o silêncio entre os movimentos das obras musicais; e as diversas formas de interpretação do silêncio inseridas dentro do discurso musical; e como estes quatro aspectos do silêncio influenciam na construção da interpretação musical.
Externo à Instituição - FABIO SOREN PRESGRAVE
Presidente - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO