PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: SERGIO ALEXANDRE DE ALMEIDA AIRES FILHO

DISCENTE: SERGIO ALEXANDRE DE ALMEIDA AIRES FILHO
DATA: 04/09/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: um estudo sobre o desenvolvimento de crianças autistas na musicalização infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical Especial; Autismo; Musicalização Infantil
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A literatura específica sobre o autismo em crianças tem apontado um conjunto significativo de características dessa população. Dentre elas, podem ser destacadas aqui: as limitações na linguagem e na reciprocidade emocional; a imitação reduzida ou ausente de comportamentos de outras pessoas; o uso reduzido, ausente ou atípico de contato visual; estereotipias motoras simples, como o uso repetitivo de objetos; a fala repetitiva; resistência a mudanças; interesses altamente limitados e fixos; hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais, entre outras características. Tais aspectos também se apresentam em situações de ensino e aprendizagem das crianças, tornando-se em muitos casos as barreiras a serem transpostas como parte dos objetivos de formação. Assim, adicionalmente, destacamos outra perspectiva da literatura que aponta a participação da família como fator importante na construção de processos educativos mais eficazes na busca de tais objetivos. Diante desse contexto, este trabalho se volta fundamentalmente para as práticas educativas da musicalização infantil, inserindo-se no campo de estudos mais específicos da educação musical especial. Aqui, o objetivo central é discutir como acontece o desenvolvimento de crianças autistas na aula de musicalização no Instituto Revertendo o Autismo e como os pais percebem esse desenvolvimento. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com trabalho de campo conduzido de julho de 2019 a março de 2020. O trabalho de campo teve como base a observação e condução de aulas de musicalização no Instituto, bem como a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os pais. O trabalho se fundamentou nos estudos da educação musical, da educação musical especial, entre outras áreas afins que possibilitaram a compreensão dos temas trabalhados. Os resultados da pesquisa nos apontam que a música exerce um papel significativo na diminuição momentânea de características do autismo, promovendo a interação social e o desenvolvimento da linguagem, sendo de fundamental importância sua prática nos primeiros anos de vida da criança autista. Além disso, percebemos a importância da participação dos pais nas aulas de musicalização como forma de participarem da infância dos filhos e servirem de exemplo na hora de realizar as atividades e brincadeiras musicais, despertando o interesse e o desenvolvimento das crianças.
Externo ao Programa - 1903631 - BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE