PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: LÍVIA BRAGA

DISCENTE: LÍVIA BRAGA
DATA: 03/09/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: MÚSICA E ESTUDOS PARA A PAZ: UMA RELAÇÃO HARMÔNICA PARA CONSTRUÇÃO DE PAZ EM ÁREAS DE CONFLITO
PALAVRAS-CHAVES: Conflito; Violência; Música; Estudos para a Paz; Construção de Paz.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: No processo evolutivo humano, elementos basilares como a linguagem e a música, o conflito e a violência, podem ser encontrados. Os Estudos para a Paz neste cenário, ao analisarem e debaterem os problemas estruturais de um conflito, proporcionam o desenvolvimento dos indivíduos, a transformação do ambiente, conduzindo à Construção de Paz. A Música, como um instrumento unificante, pode também ser a prática adotada neste processo. Deste modo, este trabalho compõe-se de uma análise entre os dois campos teóricos e práticos Música e Estudos para a Paz, e suas aplicabilidades para Construção de Paz em áreas de conflito. Pautando a metodologia numa abordagem qualitativa, procedeu-se um levantamento bibliográfico, fundamentado em trabalhos dispostos em banco de dados físicos e virtuais. Dada a interdisciplinaridade do tema, o referencial teórico dialoga com áreas como musicologia, etnomusicologia, relações internacionais, neurociência, ciência política, psicologia, filosofia, sociologia, entre outras. Diante desta estrutura traçada, a pesquisa se divide em quatro capítulos: no primeiro, é descrito o fenômeno sonoro e os demais campos ligados a ele e à evolução humana como a linguagem e a música, o conflito e a violência; e, o significado atribuído a arte e a música para os gregos. No segundo capítulo, tendo a música como foco, é feita uma breve narrativa sobre sua importância, desde a Grécia antiga até a modernidade; são abordados alguns conceitos que se conectam à temática da Construção de Paz; sua influência na área cognitiva e comportamental humana, e por fim, é feito um questionamento sobre o papel político ativo da musicologia enquanto ciência. Os conceitos sobre Paz; a iniciação da Investigação para a paz até a consolidação em Estudos para a Paz; além de, uma exposição sobre a Construção de Paz e os mecanismos existentes para se chegar a este propósito, são os pontos apresentados no terceiro capítulo. A partir destes, suscita-se no último capítulo, uma reflexão sobre a função da música, um elemento que inflama ou pacifica a vida do ser humano, de uma sociedade. Em seguida, a música é apontada como instrumento relevante na transformação de conflitos e alguns exemplos são utilizados para sustentar esta premissa, a história de Vedran Smailović, o papel da orquestra West-Eastern Divan Orchestra, e do coro israelense-palestino Jerusalem Youth Chorus.
Externo à Instituição - FABIO RODRIGO FERREIRA NOBRE
Interno - 3076178 - MARCELLO MESSINA