PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: VAGNO HIGINO DA SILVA

DISCENTE: VAGNO HIGINO DA SILVA
DATA: 29/10/2021
LOCAL: VIDEO CONFEFÊNCIA
TÍTULO: DILSON FLORÊNCIO: SUA TRAJETÓRIA E INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO SAXOFONE ERUDITO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: saxofone erudito; Dilson Florêncio; ensino de saxofone; saxofonista brasileiro; história do saxofone.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa procura descrever a importância e a influência do professor e saxofonista Dilson Florêncio, considerado pela comunidade especializada como uma referência no saxofone erudito brasileiro. Porém, a bibliografia existente sobre ele compreende apenas citações curtas, dificultando a compreensão da dimensão de sua influência no ensino e na performance do saxofone no Brasil. Diante dessa e outras lacunas, para o desenvolvimento desta pesquisa foi escolhida como metodologia a abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevistas e de pesquisa bibliográfica. Com isso em mãos, o primeiro capítulo traça a trajetória do saxofone erudito no Brasil, desde sua chegada até a implantação do ensino na universidade, incluindo os principais compositores que escreveram para o instrumento e os principais intérpretes. O enfoque do segundo capítulo é reconstruir a trajetória de Dilson Florêncio como professor e como saxofonista, por meio de análise de seus principais trabalhos e apresentações. Em seguida, o terceiro capítulo mostra algumas de suas contribuições e o que mudou no cenário do saxofone erudito no Brasil depois de sua atuação. Por meio de entrevista com alguns ex-alunos discute-se a dimensão de seu legado e sua influência. Florêncio tem mais de trinta anos dedicados à docência, já lecionou em três instituições de nível superior, e, como intérprete, foi solista de orquestras e bandas sinfônicas em mais de setenta concertos. Este trabalho espera colaborar com uma organização musicológica de fatos para ampliar a compreensão da trajetória desse saxofonista e de seu legado.
Presidente - 1351823 - RAINER CAMARA PATRIOTA
Interno - 2335047 - RAVI SHANKAR MAGNO VIANA DOMINGUES