PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: SAMUEL FELIPE DA SILVA GUEDES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL FELIPE DA SILVA GUEDES
DATA: 30/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEO CONFEFÊNCIA
TÍTULO: Percepções de estudantes de licenciatura em música sobre a relação entre suas experiências musicais e a institucionalização do conhecimento musical
PALAVRAS-CHAVES: Institucionalização do conhecimento musical; Licenciatura em Música; Estudantes de Música; Práticas Musicais. Influências da institucionalização
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho tem como tema a relação entre algumas dimensões institucionais do ensino superior em Música e as práticas musicais de alunos universitários. O objetivo é discutir como os estudantes percebem seus estudos e experiências musicais no contexto da institucionalização do conhecimento musical no contexto da Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará UEPA. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, com base em entrevistas semiestruturadas e fontes documentais. A pesquisa ocorreu na cidade de Santarém, no Estado do Pará, com alunos de graduação regularmente matriculados e frequentes do curso. Dentre as perspectivas teóricas que guiaram as análises e interpretações do trabalho, destacam-se as discussões sobre a colonialidade no ensino superior de música, sobre discursos acadêmicos em música e sobre o habitus conservatorial nos currículos. Como principais resultados da pesquisa, identificamos, a partir dos discursos dos estudantes, os seguintes aspectos: o reconhecimento de práticas teórico-musicais tradicionais como sinônimo de conhecimentos indispensáveis às suas formações, embora suas práticas digam o contrário; o processo de incorporação dos conhecimentos apreendidos na universidade em suas práticas musicais; a subalternização de suas práticas em relação àquelas necessárias para cumprir requisitos avaliativos das disciplinas do curso; reprodução da colonialidade em algumas de suas práticas pedagógicas específicas; a construção, consolidação e perpetuação de discursos do senso comum como o talento, dom e genialidade musical; dificuldades motivacionais para estudar determinadas disciplinas e conteúdos. A partir destes resultados, foi possível perceber a necessidade de desenvolver propostas formativas na educação musical em nível superior que alcancem as dimensões sociais e humanas, com um constante diálogo entre a diversidade musical que nos cerca e seus processos de aprendizagem. Esperamos, a partir dos dados e reflexões aqui presentes, que este trabalho, junto aos demais sobre Ensino Superior, possibilite reflexões que resultem em ações pragmáticas que rompam as exclusões que permeiam o ensino de Música nesse contexto.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
Interno - 6336235 - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA