PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: SAMUEL FELIPE DA SILVA GUEDES

DISCENTE: SAMUEL FELIPE DA SILVA GUEDES
DATA: 30/10/2021
LOCAL: VIDEO CONFEFÊNCIA
TÍTULO: Percepções de estudantes de licenciatura em música sobre a relação entre suas experiências musicais e a institucionalização do conhecimento musical
PALAVRAS-CHAVES: Institucionalização do conhecimento musical; Licenciatura em Música; Estudantes de Música; Práticas Musicais. Influências da institucionalização
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho tem como tema a relação entre algumas dimensões institucionais do ensino superior em Música e as práticas musicais de alunos universitários. O objetivo é discutir como os estudantes percebem seus estudos e experiências musicais no contexto da institucionalização do conhecimento musical no contexto da Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, com base em entrevistas semiestruturadas e fontes documentais. A pesquisa ocorreu na cidade de Santarém, no Estado do Pará, com alunos de graduação regularmente matriculados e frequentes do curso. Dentre as perspectivas teóricas que guiaram as análises e interpretações do trabalho, destacam-se as discussões sobre a colonialidade no ensino superior de música, sobre discursos acadêmicos em música e sobre o habitus conservatorial nos currículos. Como principais resultados da pesquisa, identificamos, a partir dos discursos dos estudantes, os seguintes aspectos: o reconhecimento de práticas teórico-musicais tradicionais como sinônimo de conhecimentos indispensáveis às suas formações, embora suas práticas digam o contrário; o processo de incorporação dos conhecimentos apreendidos na universidade em suas práticas musicais; a subalternização de suas práticas em relação àquelas necessárias para cumprir requisitos avaliativos das disciplinas do curso; reprodução da colonialidade em algumas de suas práticas pedagógicas específicas; a construção, consolidação e perpetuação de discursos do senso comum como o talento, dom e genialidade musical; dificuldades motivacionais para estudar determinadas disciplinas e conteúdos. A partir destes resultados, foi possível perceber a necessidade de desenvolver propostas formativas na educação musical em nível superior que alcancem as dimensões sociais e humanas, com um constante diálogo entre a diversidade musical que nos cerca e seus processos de aprendizagem. Esperamos, a partir dos dados e reflexões aqui presentes, que este trabalho, junto aos demais sobre Ensino Superior, possibilite reflexões que resultem em ações pragmáticas que rompam as exclusões que permeiam o ensino de Música nesse contexto.
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA