PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KATIUSCA LAMARA DOS SANTOS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIUSCA LAMARA DOS SANTOS BARBOSA
DATA: 01/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Da brincadeira a resistência”: garantindo a territorialidade através da festa do coco de roda no quilombo do Ipiranga, município do Conde / PB
PALAVRAS-CHAVES: Coco de roda. Performance participativa. Cultura quilombola. Rede Sociocolaborativa. Novo Quilombo.
PÁGINAS: 249
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta tese tem como universo de estudo a prática cultural do coco de roda na comunidade quilombola do Ipiranga, localizada no litoral sul do estado da Paraíba, no município do Conde, a partir do universo sonoro inerente a esta prática. O coco de roda é uma atividade comunitária antiga nessa região, todavia, em razão de disputas e lutas territoriais o coco de roda foi utilizado como ferramenta de resistência e afirmação cultural. Tendo findado esses conflitos, acabam no final da década de 1980, é formado o grupo Novo Quilombo, por iniciativa da Mestra Lenita e de sua filha Mestra Ana. Ambas, moradoras do Ipiranga estavam envolvidas com as lutas dos trabalhadores da região pelo direito de posse das terras onde trabalham e vivem. O coco de roda esteve presente nestas lutas e também no contexto familiar. Para que a prática acontecesse de forma regular no Ipiranga, mãe e filha, criam em seguida, a festa do coco. Elas perceberam nesta prática o caminho para realização do processo de conscientização, expressão e afirmação da comunidade e de seus brincantes, lutas e papéis sociais. Nessa conjuntura, este trabalho reflete, analisa e apresenta, a partir do contexto musical da festa do coco a defesa do território e da territorialidade da comunidade quilombola do Ipiranga. A base metodológica deste trabalho constitui-se de pesquisa etnográfica entre os anos de 2018 a 2021, com observação participante, entrevistas e registros audiovisuais. Fundamentada na pesquisa bibliográfica, desenvolvida nesse mesmo período, a dimensão epistemológica e teórica se estruturam em estudos que se referem ao fenômeno festa, performances culturais, performance participativa e rede sociocolaborativa, que articula áreas tais como a etnomusicologia, antropologia e sociologia. Os resultados, desse modo, apontaram que a prática do coco de roda, no âmbito sócio-interativo do fazer musical, no momento da brincadeira na festa é uma atividade significativa para o processo de (re)produção da festa, e o mecanismo ou ferramenta utilizada é a interação colaborativa através da performance participativa. As interpretações realizadas levam à fundamentação da tese de que a música do coco de roda pertence a uma atividade maior e mais complexa que é da performance cultural na qual a festa-performance é mediadora na defesa e manutenção do território e da territorialidade da comunidade do Ipiranga. De forma mais específica, sustento que a organização da prática cultural do coco de roda nessa comunidade é realizada através de um processo de interações sociais colaborativas mediadas pela interseção de música, canto e dança no espaço-tempo da festa-performance.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1143306 - ADRIANA FERNANDES
Interno - 1197025 - EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Externo à Instituição - MARIA DA GLORIA DA VEIGA MOURA
Externo ao Programa - 3184175 - NINA GRAEFF