PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: BRISA RICARDO XAVIER DA SILVA

DISCENTE: BRISA RICARDO XAVIER DA SILVA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/rna-rves-fme
TÍTULO: REGULAÇÃO EM SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA RESOLUBILIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Serviços de saúde; Estratégia; Qualificação; profissional; Atenção Básica.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: A Política Nacional de Regulação é uma estratégia de gestão com finalidade de organizar o sistema de saúde brasileiro, aperfeiçoando os recursos disponíveis, qualificando a atenção e o acesso da população às ações e aos serviços de saúde. O uso demasiado de encaminhamentos é uma realidade, comprometendo incisivamente o aumento das filas de espera e atrasos nos diagnósticos. Assim, a gestão busca estratégias para a qualificação da rede de acesso e profissionais de saúde, desenvolvendo políticas públicas especificas que contemplem o apoio e qualidade do serviço ofertado a população. O estudo tem o objetivo de analisar a demanda de encaminhamentos especializados para diagnósticos de afecções osteomusculares no âmbito das Unidades de Saúde da Família. Neste trabalho, foi utilizado o banco de dados construído pela pesquisadora a partir dos dados dos encaminhamentos disponíveis no polo da central de regulação dos distritos sanitários III, IV e V. A amostra conta com 642 encaminhamentos de usuários agendados no sistema de regulação no período de fevereiro e março de 2022. Para o estudo considera-se às informações contidas em fichas de encaminhamentos regulados, os quais são: dados sociodemográfico, diagnóstico clínico, procedimento, classificação de risco e tempo de solicitação perante o sistema. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. A abordagem estatística envolveu análise descritiva dos dados e modelagem de regressão logística, para avaliar o processo de otimização dos encaminhamentos para possível autorização e execução e consequentemente incentivo da resolubilidade do sistema regulador. Os resultados mostram, que o sistema de regulação para apresentar eficácia em seu contexto logístico e gestão existe ainda muitos entraves, pois a maioria das variáveis não possuíram relevância para o estudo evidenciando que nossa rede primaria ainda está muito fragilizada no cuidado integral e longilíneo. Percebemos que a capacidade de decisão dos profissionais é bastante influenciada pelos aspectos sociais e econômicos o que causa maior dificuldades em novos olhares a saúde. Portanto, o estudo torna-se relevante a partir do momento que demostra como o sistema de regulação sofre consequências a partir do manejo da atenção primária, observando como é importante os investimentos de ações fortalecedoras para esse nível de atenção, tendo em vista que a mudança alcançada pelo público de profissionais e usuários desse nível assistencial apresenta alterações significativas podendo ser alcançadas a nível especializado. É interessante salientar que temos recursos para atingir esses fatores, apenas necessitando da restruturação do setor.
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE