PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: JULIANA BARBOSA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA BARBOSA MEDEIROS
DATA: 29/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ubv-xogj-bky
TÍTULO: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS POPULACIONAIS E REGISTROS DE ÓBITOS DOS CENTENÁRIOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2000 A 2020
PALAVRAS-CHAVES: Centenários; Censos; Registros de Mortalidade; Confiabilidade dos Dados
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: Há um histórico de superestimação da contagem populacional censitária de centenários brasileiros e os registros de óbitos desses indivíduos apresentam problemas de qualidade que podem comprometer seriamente a fidedignidade dos indicadores deles derivados, cujas questões se tornam ainda mais problemáticas quando se trata de regiões como a do Semiárido brasileiro, uma das mais iníquas da América Latina. Nessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo analisar a qualidade dos dados populacionais e dos registros de óbitos dos centenários do Semiárido brasileiro no período de 2000 a 2020. Trata-se de um estudo ecológico, transversal, com abordagem quantitativa, referente aos registros de óbitos e dados populacionais de indivíduos com 100 anos ou mais dos 1.226 municípios, regionalizados nas categorias urbano, intermediário e rural do Semiárido brasileiro. Na primeira etapa do estudo foi desenvolvida uma proposta para a avaliação da consistência da contagem dos dados censitários dos centenários A aplicação dessa proposta revelou uma superestimação dos centenários do Semiárido brasileiro, cujo tamanho da população cresceu no decorrer dos anos. A qualidade melhorou passando da classificação deficiente para regular, entre os censos de 2000 e 2010. Porém, do ponto de vista da comparabilidade internacional os dados ainda são considerados de “baixa” qualidade, principalmente naqueles municípios caracterizados como rurais. Na análise da qualidade dos registros de óbitos também houve um importante avanço no período, porém as coberturas de óbitos como um todo não atingiram níveis acima de 90%. O percentual das causas mal definidas foi classificado como de qualidade “deficiente” (acima de 30%) para a maioria dos espaços regionalizados. No estudo da completude das variáveis contidas na Declaração de Óbitos, a variável “Escolaridade” apresentou os maios elevados percentuais de incompletude (44,6%) entre as demais estudadas. A variável “Assistência médica” apresentou percentuais de missings acima de 50% em todas as situações analisadas. Após a redistribuição das Causas Mal Definidas, o grupo das doenças do aparelho circulatório foi a causa definida mais frequente entre os centenários, seguida pelas doenças do aparelho respiratório e as doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, juntas responderam por cerca de 78% dos óbitos dos centenários, após a redistribuição. A análise dos fatores associados ao registro das Causas Mal Definidas evidenciou que os solteiros, separados ou divorciados, residentes em municípios rurais/intermediários, assim como aqueles centenários que faleceram fora de estabelecimentos de saúde e sem assistência médica tem maiores chances de apresentarem seus registros de óbitos mal definidos. Tem-se a expectativa de que este estudo possa trazer luzes mais assertivas para uma melhor compreensão da situação da contagem dos dados populacionais e dos registros de óbitos, bem como auxiliar as avaliações e tomadas de decisão nas políticas de atenção à saúde, programas e serviços geriátricos e de assistência a essa população tão pouco estudada à despeito do acelerado processo de envelhecimento em que se encontra a população brasileira e em particular a do semiárido.
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Externo à Instituição - CARLOS SÉRGIO ARAÚJO DOS SANTOS