PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: ALLAN BATISTA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN BATISTA SILVA
DATA: 20/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/jtr-fpqv-uwg
TÍTULO: ANÁLISE DA PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO ÓBITO EM PACIENTES INTERNADOS POR SRAG CAUSADA PELO SARS-SCOV-2 NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Coronavírus; COVID-19; Fatores de risco; Modelos de apoio à decisão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O SARS-CoV-2 é o mais novo tipo de coronavírus e é causador da Covid-19. Seus primeiros casos emergiram na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019, e logo se disseminaram por todo o mundo. Devido a sua alta patogenicidade e fácil transmissão a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 é tida como a mais grave crise sanitária vivenciada por todos no mundo nos últimos tempos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo analisar a prevalência e fatores de risco associados ao óbito de indivíduos internados por SRAG causada por SARS-CoV-2 na Paraíba, Brasil. Trata-se de um estudo observacional, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada no com base nos dados registrados, entre 09/01/2021 a 10/03/2022, pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba acerca dos casos de internação por SRAG causada por SARS-CoV-2. A amostra é do tipo não probabilística, constituída por 1.431 casos de indivíduos internados com a doença. Os dados foram tabulados e analisados no software R, onde aplicou-se o modelo de Regressão Logística Múltipla, a fim de verificar a associação entre a variável desfecho óbito e as demais variáveis em estudo. Além disso, foram obtidas as estimativas da odds ratio (OR) e seu respectivo intervalo de confiança. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob protocolo de nº 4.563.930. Do total de casos investigados, observou-se que a maioria ocorreu em pessoas do sexo masculino (54,16%), com até 59 anos de idade (50,24%), de cor de pele/raça parda (83,72%), escolaridade da 1º a 5º ano do Ensino Fundamental (28,23%), moradores da zona urbana (87,56%). O número de casos de SRAG causada por SARS-CoV-2 se distribui por todo o estado paraibano, sendo mais prevalente na Região Geográfica Intermediária de João Pessoa, com 892 (62,33%) dos registros. No presente estudo apenas 855 (59,75%) evoluíram para a cura, enquanto 576 (40,25%) faleceram pela doença. A partir do modelo de regressão logística foi possível identificar que os indivíduos com 60 anos ou mais possuem 59,2% menos chances de evoluírem para o óbito do que os indivíduos com até 59 anos. Os indivíduos com desconforto respiratório possuem 1,56 vezes mais chances de evoluírem para o óbito do que aqueles que não apresentaram tal sintoma. Quanto a internação em UTI, o modelo estimou que as pessoas internadas nesse setor possuem 4,39 vezes mais chances de evoluírem para o óbito do que os que não precisaram desse tipo de internação. Já os indivíduos que utilizaram da ventilação mecânica invasiva apresentaram 15,22 vezes mais chances de morrerem por SARS-CoV-2 causada pela Covid-19 do que aqueles que não precisaram desse suporte ventilatório. Desse modo, concluiu-se a necessidade dos profissionais de saúde e gestores intensificarem a sensibilização da população acerca da importância das medidas de prevenção e controle da doença, tanto farmacológicas como não farmacológicas, reforçando principalmente a aplicação da vacina, a fim de reduzir o número de casos graves da doença.
Presidente - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO