PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CICERO PEREIRA DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERO PEREIRA DE OLIVEIRA NETO
DATA: 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DSE (Departamento de Sistemática e Ecologia), Campus I
TÍTULO: COMUNIDADE DE PHLEBOTOMINAE (DIPTERA, PSYCHODIDAE) EM ÁREA DE TRANSMISSÃO DE LEISHMANIOSES, LITORAL NORTE DA PARAÍBA, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Phlebotominae, Vetores, Leishmaniose Tegumentar Americana, Leishmaniose Visceral, Doenças Negligenciadas.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Os flebotomíneos são insetos amplamente distribuídos ao redor do planeta e são responsáveis pela transmissão de protozoários que causam várias doenças, como a leishmaniose. A fim de conhecer a fauna de flebotomíneos do município de Rio Tinto, bem como verificar a abundância e riqueza de espécies na área, tendo em vista que o município se enquadra como área de transmissão esporádica da doença. Foram realizados levantamentos entomológicos em duas localidades (rural e silvestre). As amostragens foram realizadas duas vezes em cada local e em cada período (seco e chuvoso). Ao todo, o esforço amostral foi de 4.320 horas e os flebotomíneos coletados foram identificados e a abundância de cada espécie determinada. Avaliou-se a riqueza e diversidade de Shannon dos flebotomíneos. Para verificar diferenças entre os fatores estudados (local e período de coleta) utilizou-se o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis a 5% de probabilidade. A abundância entre machos e fêmeas das espécies também foi comparada pelo teste de Kruskal-Wallis, e verificou-se também a diferença da abundância de cada sexo entre os períodos seco e chuvoso, utilizando-se a função “kruskal.test. A análise de espécie indicadora também foi considerada. Os dados de composição da comunidade de flebotomíneos foram relativizados para a realização das análises multivariadas. Para verificar se havia diferença entre as comunidades de flebotomíneos entre os locais foi realizada a análise de permutação multivariada (Permanova), utilizando-se a função “adonis”. Foram identificados 1.247 flebotomíneos, os quais foram agrupados em dois gêneros: Lutzomyia e Brumptomya. Entre as localidades, a que apresentou maior riqueza e diversidade foi a silvestre, tendo como espécies indicadoras deste ambiente Brumptomya sp., Lutzomyia migonei, Lutzomyia evandroi e Lutzomyia whitmanii; enquanto a localidade rural apresentou Lutzomyia longipalpis como espécie indicadora, corroborando que esta espécie está mais bem adaptada a ambientes com alterações antrópicas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2587288 - ANDERSON ALVES DOS SANTOS
Interno - 046.486.817-38 - CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA - Fiocruz - RJ
Interno - 007.956.734-77 - DANIELLE KARLA ALVES DA SILVA - UNIVASF
Presidente - 1746710 - ELAINE FOLLY RAMOS