PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de DEFESA: SEBASTIÃO SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: SEBASTIÃO SILVA DOS SANTOS
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: ÁREA DE VIDA DE PEIXES-BOI MARINHOS (Trichechus manatus) SOLTOS NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Distribuição, GPS, sistema satelital, sítios de fidelidade, VHF.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: A distribuição dos peixes-bois-marinhos é influenciada por fatores físicos e ambientais, sendo este conhecimento relevante para subsidiar a estratégia de conservação da espécie. Por este motivo, este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar a área de vida dos peixes-bois-marinhos soltos no Brasil. O presente trabalho foi realizado no transcorrer de 2016 a 2019, nos estados da Paraíba, Sergipe e Bahia, região Nordeste do Brasil, sendo realizado o monitoramento de seis animais (sistemas satelital e VHF). Para fins de caracterização das áreas, empregou-se métodos que permitiram identificar o tipo de ambiente, tipo de solo, profundidade, itens alimentares, parâmetros físico-químicos da água, presença de resíduo, ocupações humanas e embarcações. O tamanho das áreas de vida dos peixes-bois-marinhos variou de 2,56 km² a 42,07 km², constatando-se que os sítios de fidelidade se localizavam em áreas protegidas. Os dados de área de vida não foram significativamente diferentes entre os períodos climáticos, mas houve diferença significativa entre os sexos, onde os machos apresentaram áreas maiores quando comparado às fêmeas. Constatou-se que 83,33% dos animais deste estudo demonstraram-se adaptados às condições de vida livre. Foi observado a utilização predominantemente de áreas com até 1,50 metros de profundidade. No tocante a disponibilidade de itens alimentares constatou-se redução ao longo dos anos e que os recursos estavam disponíveis em maiores quantidades durante a estação seca. A identificação espacial e temporal dos padrões de uso de habitat pelos peixes-bois-marinhos, assim como o mapeamento das áreas intensamente utilizadas, são de suma importância para auxiliar os gestores de Unidades de Conservação a definirem áreas prioritárias para conservação da espécie.
Presidente - 858.346.025-68 - JOÃO CARLOS GOMES BORGES - UFPB
Interno - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA