PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de DEFESA: JÉSSICA MONIQUE DA SILVA AMARAL

DISCENTE: JÉSSICA MONIQUE DA SILVA AMARAL
DATA: 26/10/2021
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: ECOLOGIA POPULACIONAL DE Chironius flavolineatus Jan, 1983 NA FLORESTA ATLÂNTICA DO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: População, Serpentes, Mata Atlântica, Ecologia, Captura e recaptura.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: A Floresta Atlântica possui uma alta diversidade biológica e endemismo, entretanto, é um dos biomas mais ameaçado do mundo, restando atualmente cerca de 12% da sua cobertura vegetal original. As serpentes representam o grupo mais diverso da ordem Squamata com cerca de 3.921 espécies descritas para o mundo. Estudos de ecologia de populações têm o objetivo de elencar diversos parâmetros populacionais como distribuição espacial, tamanho populacional, taxa de crescimento, características reprodutivas entre outros, auxiliando na conservação dessas espécies. Para a realização destes estudos, é de grande importância a utilização de técnicas de marcação duradouras e que possibilitem individualizar cada espécime. O objetivo principal desse trabalho foi estimar o tamanho populacional e descrever o uso da área de distribuição de uma população de Chironius flavolineatus habitando um fragmento de Floresta Atlântica no Nordeste do Brasil. As coletas foram realizadas entre maio de 2019 a abril de 2021 e foram capturados 111 indivíduos, sendo 81 machos e 30 fêmeas. Os indivíduos foram marcados com o elastômero de implante visível (EIV), permitindo individualizar cada espécime e em seguida soltos no mesmo local de captura para posterior monitoramento. No total obtivemos 40 recapturas em um período de três a 696 dias, sendo 29 indivíduos recapturados uma vez, nove recapturados duas vezes e um indivíduo recapturado três vezes. Analisamos a eficácia do método de marcação, sendo o EIV considerado muito eficiente para estudos populacionais com serpentes. A população de C. flavolineatus se encontra agrupada na área de estudo, tendo a influência da proximidade com a possível área de alimentação. Os indivíduos empoleram em diferentes alturas da floresta, dependendo da fase da lua, machos e fêmeas apresentam taxas de crescimento semelhantes durante o ano e machos apresentam caudas significativamente maiores. Apesar do elevado número de indivíduos encontrados, a população de C. flavolineatus pode chegar a ser até duas vezes maior.
Presidente - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA
Externo à Instituição - GUARINO RINALDI COLLI