PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANNE FREIRE FELIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANNE FREIRE FELIX
DATA: 28/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Videoconferência do CCSA
TÍTULO: Empreendedorismo, Modelos de Negócios Alternativos e Desenvolvimento Turístico Local: Um Estudo no Município de Conde - PB
PALAVRAS-CHAVES: empreendedorismo; Institucionalismo Organizacional; modelos de negócios alternativos; formas alternativas de organização; desenvolvimento turístico.
PÁGINAS: 54
RESUMO: As variadas concepções e enfoques dados ao empreendedorismo enquanto fenômeno social demonstram o caráter multifacetado do tema. Neste projeto de pesquisa, o empreendedorismo é considerado a partir de uma perspectiva sociológica e, mais especificamente, a partir da lente teórica do Institucionalismo Organizacional. Ao considerar as múltiplas influências institucionais, os empreendedores – enquanto atores sociais com capacidade de agência – alocam recursos disponíveis neste contexto institucional de maneiras diversas, levando ao surgimento de diferentes formas de organização, ou de modelos de negócios. Ao considerar o empreendedorismo como o processo de criação de novas organizações, esta pesquisa enfocará especificamente em negócios que, no contexto em que atuam, se diferenciam no modo em que fornecem seus produtos ou serviços. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições de organizações com modelos de negócios alternativos para o desenvolvimento turístico do município de Conde (PB). Os objetivos específicos deste estudo são: (i) identificar organizações com modelos de negócios alternativos no contexto a ser estudado; (ii) compreender o contexto histórico, político, cultural e características de atuação destas organizações; (iii) descrever as práticas inovativas destes modelos de negócios; (iv) identificar aspectos da faceta institucional do ambiente que afetam estas organizações; (v) verificar como estas organizações têm contribuído para o desenvolvimento turístico do município mediante as práticas inovativas que as sustentam. Esta proposta de pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo-exploratório. A apreensão de material empírico se dará por meio de fontes primárias (conversas informais, observação e entrevistas com roteiros semiestruturados) e secundárias (documentos). O material será analisado por meio da análise de documental e análise de conteúdo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332845 - SAMIR ADAMOGLU DE OLIVEIRA
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo à Instituição - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO