PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE SOUTO MAIOR SERRANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO HENRIQUE SOUTO MAIOR SERRANO
DATA: 20/11/2019
LOCAL: Sala de Videoconferência do CCSA
TÍTULO: METODOLOGIA DE GAMIFICAÇÃO PARA AÇÕES DE MARKETING SOCIAL NA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE
PALAVRAS-CHAVES: doação de sangue, marketing social, gamificação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese estabelece diretrizes práticas para a uma abordagem de marketing social com elementos de jogos. Trata-se especificamente de uma metodologia de gamificação para ações de marketing social no contexto da doação voluntária de sangue. O trabalho ainda realiza a implementação e avaliação da metodologia proposta no hemocentro da Paraíba através de um aplicativo web progressivo (PWA) chamado Pontos de Vida. A doação voluntária de sangue condiciona o tratamento de vários pacientes clínicos, além de vítimas de acidentes. O contexto dessa tese enquadra-se no escopo do marketing social por ter como objetivo a mudança de comportamento para a melhoria do bem-estar individual e da sociedade. O trabalho fundamenta-se ainda pela pesquisa com o consumidor transformativa (TCR), ratificando que a promoção de uma prática é o que potencialmente muda as circunstâncias em vigor e melhora o bem-estar social. A metodologia utilizada no desenvolvimento da tese é baseada no paradigma da Design Science Research (DSR), que está baseado na busca da relevância dos estudos e na aproximação entre teoria e prática de modo que seja aplicável à situações reais. A abordagem gamificada trazida por esta tese representou um incentivo à doação voluntária de sangue. O uso de elementos de jogos pode ser utilizado por profissionais e praticantes para a implementação de estratégias de marketing social em diferentes contextos, trazendo benefícios para a população de forma lúdica.
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL
Externo à Instituição - JUNIA DE CARVALHO FIDELIS BRAGA