PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANNA CAROLINA RODRIGUES ORSINI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CAROLINA RODRIGUES ORSINI
DATA: 15/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: PROPOSTA DE UMA VISÃO PARA MARKETING E EMPREENDEDORISMO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ISRAEL KIRZNER
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo. Economia Austríaca. Israel Kirzner. Alerta empreendedor. Marketing Empreendedor.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Essa tese tem como propósito central contribuir para o debate sobre a interface entre marketing e empreendedorismo. São duas disciplinas independentes e bem estabelecidas da área de Administração, mas que apresentam espaços de diálogo que oportunizam muitas possibilidades de reflexões. Na nossa construção, trilhamos um caminho para respaldar a seguinte tese: a atividade de marketing possui um dimensionamento empreendedor que, quando reconhecido em conjunto aos seus dimensionamentos mais convencionais, permite analisar o processo de marketing de forma mais ampla e completa. Essa proposição foi instigada pela questão de como a atividade de marketing pode ser analisada, considerando sua interdisciplinaridade com o debate de empreendedorismo? Já que a área de marketing representa nosso lócus de pesquisa. Para consolidar nossa visão, nos ancoramos na perspectiva empreendedora de Israel Kirzner, teórico da Economia Austríaca, cuja discussão viabiliza uma abordagem distinta dessa interdisciplinaridade, a partir da consideração do elemento de alerta empreendedor no contexto de marketing. Como também, nos embasamos no desenvolvimento teórico estabelecido na vertente de marketing empreendedor para demarcar sua compreensão e reafirmar a abordagem de convergência e ênfase de discussão de elementos empreendedores inerentes à atividade de marketing. Com base nesses fundamentos centrais, oferecemos uma visão processual da atividade de marketing na configuração de um framework conceitual e contemplamos um esforço inicial de investigação empírica em contexto de mercado (no segmento de mercado pet). Concluímos que essa lente possui sustentação teórica, acadêmica, analítica e empírica, ainda que esforços empíricos sejam uma das principais orientações para agendas futuras de pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL
Presidente - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA