PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: ELAINE DE LIMA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE DE LIMA ROCHA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: Sobrecarga cognitiva: desafio para a tomada de decisão colegiada de risco em momentos de crise
PALAVRAS-CHAVES: sobrecarga cognitiva, tomada de decisão colegiada, crise.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A cognição humana é limitada, cada indivíduo possui níveis diferentes de sobrecarga de informação. Tal sobrecarga acontece quando o volume de informações ultrapassa o nível ótimo para processamento cognitivo eficiente do tomador de decisão. Quanto mais informações forem adicionadas, maior será a sobrecarga cognitiva. Este trabalho teve como objetivo investigar se mudanças abruptas do trabalho face a face para o teletrabalho aumentam a sobrecarga cognitiva do gestor e dificultam a tomada de decisão colegiada de risco em momentos de crise. Para alcança-lo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante observação, análise documental, entrevistas e vinhetas. Os sujeitos da pesquisa foram os tomadores de decisão arriscadas de um órgão colegiado de uma Universidade Federal Brasileira, por estarem incluídos no contexto de mudança repentina do trabalho presencial para o teletrabalho. O processo de análise foi realizado a partir da técnica de análise de conteúdo, com apoio do software ATLAS.ti. No que se refere aos resultados, foi possível inferir que a ocorrência de sobrecarga cognitiva nos tomadores de decisão do conselho estudado aumentou a partir da transição repentina do trabalho face a face para o teletrabalho, tornando a tomada de decisão de risco na pandemia de Covid-19 mais exaustiva. Apesar dos tomadores de decisão não perceberem, apresentam sinais de sobrecarga cognitiva em ações de tomada de decisão durante o período de crise, revelados a partir, principalmente, de sentimentos e emoções negativos. Confirma-se pesquisa de Kirsh (2000), que afirma que sobrecarga de informações, multitarefa, interrupções, distrações e infraestrutura inadequada do ambiente de trabalho, causam a sobrecarga cognitiva.
Presidente - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
Externo à Instituição - JOÃO ALVARO BRANDÃO SOARES CARVALHO