PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SEVERINO RANIELSON CUNHA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEVERINO RANIELSON CUNHA DANTAS
DATA: 31/08/2021
HORA: 19:00
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: APRENDENDO A SER POLÍTICO: UMA ABORDAGEM EXPERIENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Liderança, Aprendizagem Experiencial, Lideranças Políticas.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo teve como objetivo compreender como indivíduos aprendem a ser políticos a partir de uma abordagem experiencial. A fundamentação teórica abordou teorias da liderança aprendizagem experiencial. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, utilizou o método de narrativas. Participaram da pesquisa oito lideranças políticas eleitas em 2020. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise seguiu etapas da análise compreensiva interpretativa. Os resultados evidenciaram semelhanças contextuais entre as lideranças e inserção na política por meio de histórico familiar e participação em grupos políticos. Foram observados comportamentos de liderança dos entrevistados na infância, que os motivaram para o ingresso na política. Outras razões envolveram a continuação do legado familiar e a possibilidade de contribuir com o município que representam. Os principais significados de liderança política são: representação, influência, pensamento coletivo e profissão. Os atributos de uma liderança política são: saber se relacionar, se comunicar bem e ter capacidade de gestão. As experiências das lideranças políticas se originam de três campos: experiências profissionais, de educação formal e sociais. O processo de aprendizagem dos políticos ocorreu por meio da vivência de experiências em três níveis: a) experiências profissionais possibilitaram habilidades úteis em sua atuação política; b) educação formal, desenvolveu liderança pela participação em atividades complementares; c) experiências sociais, mediadas pelo contexto familiar com histórico político, participação em grupos religiosos e associações. Os resultados contribuíram para ampliar a concepção sobre como as lideranças políticas vivenciam e dão significados às suas experiências sobre a prática política.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER