PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES DE MELO SALMITO MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES DE MELO SALMITO MENDES
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: INSTITUIÇÕES, ORGANIZAÇÕES E EMPREENDEDORISMO: PRÁTICAS INOVATIVAS NO CAMPO DO TURISMO LOCAL/REGIONAL – O CASO DA "ROTA DAS EMOÇÕES" (EIXO PIAUÍ)
PALAVRAS-CHAVES: Institucionalismo Organizacional. Empreendedorismo. Turismo. Rota das Emoções. Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese sustenta o argumento de que a inovação, se institucionalmente trabalhada e/ou empreendida no turismo da "Rota das Emoções" (eixo Piauí), pode gerar impactos positivos na cultura local-regional. Nesse contexto, o empreendedorismo institucional emerge como uma resposta às questões ligadas ao nascimento de instituições em campos organizacionais relacionadas às mudanças na lógica institucional vigente e à legitimação de novas práticas e novos arranjos institucionais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi compreender como questões de inovação são institucionalmente trabalhadas e/ou empreendidas no turismo da "Rota das Emoções" (eixo Piauí). Assim, partimos do pressuposto de que o turismo depende fortemente do empreendedorismo e não pode sobreviver se não for sustentável, proporcionando aos turistas atrações que sejam interessantes, mediante translado, alimentação, condições ambientais, atendimento e serviços, além das ações de diversos atores com objetivos comuns, sejam eles públicos ou privados. O ineditismo e a originalidade desse trabalho envolveram a ampliação dos estudos combinados acerca dessas temáticas e o objeto empírico, a "Rota das Emoções" (eixo Piauí), ao se considerarem aspectos organizacionais e do campo do Turismo, resultando em contribuições não apenas teóricas, mas também práticas e sociais. O posicionamento ontológico e epistemológico da investigação é de cunho construcionista e interpretativista, de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, tendo como nível de análise o campo organizacional do turismo regional e, como unidade de análise, suas práticas inovativas, adotando-se o Institucionalismo Organizacional de base sociológica como lente teórica. Destarte, foi realizado um estudo de caso com material advindo de fontes primárias (entrevistas semiestruturadas, conversas informais e observação) e também secundárias (documentos), em que o material empírico foi analisado por meio de análise documental e de análise de conteúdo qualitativa. Tais procedimentos promoveram achados que evidenciaram a existência de diversos atores sociais e a relevância de suas ações no desenvolvimento da "Rota das Emoções" (eixo Piauí). Também, evidenciou-se a importância da cultura local-regional como um aspecto fortemente trabalhado nessa rota, tendo impacto considerável nas práticas inovativas. Outros achados evidenciaram a ação de empreendedores e do empreendedorismo institucional na região, buscando sempre práticas inovativas, além da existência de diversos tipos de trabalhos institucionais realizados pelos atores. Por fim, identificou-se uma transição temporal na evolução da rota, em que a cultura deixa de ser individual e passa a se basear na ação coletiva de caráter coopetitivo, ou seja, cooperação em ambiente de competição, dado que as políticas públicas ainda carecem de maiores avanços para atender às demandas dos diversos atores ali presentes. Dessa forma, pode-se concluir que a inovação, o empreendedorismo e o trabalho institucional promoveram o desenvolvimento da "Rota das Emoções" (eixo Piauí), refletido na permanência e na frequência turística na região, o que repercutiu diretamente no desenvolvimento local e regional.
Externo à Instituição - ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO
Externo à Instituição - CHRISTIAN DANIEL FALASTER