PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: BÁRBARA BARROS PAULINO

DISCENTE: BÁRBARA BARROS PAULINO
DATA: 14/03/2023
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DE MESTRANDOS E DOUTORANDOS EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Orientação acadêmica. Orientador. Orientando. Prática social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A orientação acadêmica é parte do processo de formação de pesquisadores, especialmente no âmbito da pós-graduação stricto sensu. No Brasil, o debate científico a respeito da relação entre orientador e orientando, agentes centrais dessa prática, tem apontado para abordagens eminentemente prescritivas e descritivas, demonstrando uma lacuna de explicações mais consistentes dos aspectos normativos, de suas consequências e do contexto social em que essas orientações acontecem. Há uma carência de teorizações sobre a prática da orientação acadêmica, especialmente nesse contexto. Com base na lente teórica de Bourdieu (1989), a relação entre orientador e orientando pode ser analisada como uma espécie de poder simbólico. Este é o foco desta pesquisa, que visa contribuir com uma perspectiva teórica para a prática da orientação acadêmica na pós-graduação em Administração. Portanto, tem como objetivo geral compreender como a prática de orientação acontece entre orientadores e orientandos de mestrado e doutorado no campo da pós-graduação em Administração no Brasil. Os objetivos específicos foram: i) mapear as principais atividades constituintes da prática de orientação acadêmica; ii) identificar os elementos mais relevantes da prática de orientação sob a ótica dos discentes e docentes; iii) apresentar uma reflexão sobre a prática de orientação acadêmica no campo da pós-graduação em Administração no Brasil. Para estudar a prática de orientação acadêmica, o caminho metodológico perseguido compreendeu a realização de entrevistas do tipo história oral com 27 orientandos e 10 orientadores de mestrado e doutorado da área de Administração, das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, de modo a compreender diferentes contextos relacionados ao fenômeno investigado. O material produzido foi interpretado por meio da análise da narrativa. Os resultados revelaram que o orientador é a figura central da prática de orientação acadêmica e que a forma como essa prática acontece está diretamente relacionada ao seu perfil de praticante. Os orientandos possuem perspectiva mais relacional da prática de orientação. Sob a ótica desses últimos participantes, identificaram-se três atividades da prática de orientação: orientações engajadas, orientações protocolares e orientações ausentes. Com relação aos orientadores, estes se centraram no modo como performam a prática de orientação, a partir do qual foram identificados quatro perfis de praticantes: perfil cuidadoso, perfil profissional, perfil tradicional e perfil crítico.
Externo ao Programa - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - MANOLITA CORREIA LIMA