PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: REBECA SA DO NASCIMENTO CARRAZZONI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA SA DO NASCIMENTO CARRAZZONI
DATA: 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: SISTEMA DE MARKETING DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DA OFERTA DA LITERACIA DE MERCADO EM MARKETING
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Marketing; Educação para o empreendedorismo; Literacia de mercado em marketing; Conhecimento de marketing.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As micro e pequenas empresas (MPE) possuem desafios constantes para se manter no mercado, contudo, a visão positiva sobre o empreendedorismo, por vezes, dificulta no planejamento de ações que, de fato, transformem sua desafiadora realidade. Essas dificuldades foram reforçadas a partir das mudanças constantes do ambiente e novos padrões de consumo, os microempreendedores individuais (MEI) e as microempresas (ME) tiveram que buscar conhecimento e aprender, rapidamente, novas habilidades para conseguir sobreviver em um cenário incerto. Com o aumento da demanda, as facilidades tecnológicas e a digitalização, a educação para o empreendedorismo ganhou destaque com esse público empresarial que já atuava no mercado, com o intuito de desenvolver habilidades para gerenciar seus negócios, o que impulsionou a diversificação de ofertas e o boom de soluções gerenciais. Esse estouro da bolha em busca do conhecimento em marketing e gestão, evidenciou a atuação dos profissionais com ensinamentos práticos e ágeis, métodos infalíveis e ferramentas de fácil compreensão, bem como histórias heroicas de sucesso e superação, em meio a um cenário de crise, os quais classificam-se como empreendedores de palco, palestrantes de marketing e empresários bem sucedidos. Nessa ocasião, as demandas de marketing se sobressaíram, muito em função do marketing digital, causando problemas aos empreendedores que não eram capazes, muitas vezes, de lidar com as exigências e não conseguiam compreender e atuar dentro do escopo da área. Posto isso, a problemática desta tese que aborda esse contexto sob uma visão de Macromarketing e sistemas de marketing, compreendendo como objeto de estudo a atividade de marketing da oferta. Portanto, a tese se propôs a analisar do sistema de marketing da educação para empreendedorismo (SMEE) diante da influência da oferta de literacia de mercado em marketing. Para entender e poder gerenciar o marketing dos seus negócios, os empreendedores buscaram profissionais para ensinarem e traduzirem as demandas do marketing, o que gerou traduções da teoria, comumente conhecida na academia, para expressões de fácil assimilação, métodos prontos para aplicação e confusão dos limites do conceito de marketing. Essas ações destacaram a lacuna entre o marketing teórico da academia e o marketing aplicado na prática, afetando a visão e credibilidade da área perante o mercado, a partir de concepções incorretas e distorção da sua função. Desse modo, dada a possibilidade de causar danos, a tese delimitou os agentes envolvidos, as entradas, funcionamento e saídas do SMEE, compreendo suas relações de troca com ênfase na oferta da literacia de mercado em marketing. Após a construção teórica, a pesquisa de campo desbravou esse sistema pouco explorado, por meio de uma abordagem qualitativa, a partir das técnicas de observações participantes e entrevistas semiestruturadas para atender ao objetivo geral e aos específicos. Além das observações que demonstraram a realidade experienciada, o estudo realizou 23 entrevistas, entre empreendedores e profissionais, que resultaram na caracterização do sistema, configuração da oferta de literacia de mercado em marketing, identificação das relações dentro do SMEE na troca e as saídas positivas e negativas desse sistema. Além disso, potenciais desequilíbrios do SMEE foram evidenciados na busca de contribuir para uma melhoria do sistema e ofertas mais adequadas, de forma a beneficiar a todos os envolvidos. Por fim, a pesquisa atendeu aos seus objetivos ao demonstrar, sistematicamente, o SMEE e seu funcionamento, delineando cada parte do sistema de acordo com a teoria e com o campo, bem como a oferta de literacia de mercado em marketing.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Externo à Instituição - MARCELO DE REZENDE PINTO
Interno - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA