PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: RAFAEL TRINDADE HENEINE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL TRINDADE HENEINE
DATA: 15/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: “CACHIMBO É CATIMBÓ E VICE-VERSA”: UMA ANÁLISE ICONOGRÁFICA DO CACHIMBO E DO RITUAL DE JUREMA DE CHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Cachimbo. Catimbó-Jurema. Iconografia. Jurema de Chão. Símbolos.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Os variados tipos de rito tendem a organizar na liturgia o universo simbólico de uma tradição. Neste caso o Catimbó-Jurema é um tradição mágico-religiosa, e no ritual de Jurema de Chão se evidencia nas práticas ambos aspectos, o mágico, ligado aos processos espirituais simpáticos, e o religioso, como um sistema organizado de saberes e origens. Sendo o rito um sistema organizado de valores simbólicos, é necessário para se compreender sua estrutura estratificar suas camadas de ação e tipificar suas funções, categorizando de forma sistemática. Os dados levantados se deram através da etnografia, tendo como interlocutor a pessoa de Pai Beto (Eriberto Carvalho Ribeiro), fundador da Tenda de Jurema do Caboclo Sete Flechas, João Pessoa-PB, e do Templo dos Doze Reinados da Jurema Santa e Sagrada, Alhandra-PB. O trabalho é desenvolvido na perspectiva histórico e antropológica no âmbito das Ciências Empíricas da Religião. Histórico pelos contextos do Catimbó-Jurema e dos terreiros pesquisados, exatamente no ritual de Jurema de chão focamos na análise iconográfica do cachimbo, desta obteve-se informações sobre este objeto litúrgico em particular, que apesar de estático, na dinâmica do ritual de Jurema de Chão demonstra participar de uma rede de significados simbólicos. Sobre a iconografia, lidamos com uma peça artística e por isso o conceito de arte, encomenda e fornecedor, extravasou os limites do espaço sagrado demonstrando uma amplitude de conexões sociais e os motivos iconográficos estão num processo de transbordamento, continuum, entre terreiro e mercado, e vice-versa. Isso demonstra como o Catimbó-Jurema tem uma produção material rica, e não só isso, com motivos iconográficos e mercadológicos oriundos dos terreiros. No ritual foi possível observar a arte latente da cosmovisão mágico-religiosa, presentes na oralidade e nas “narrativas encantadas”, para assim, adentrarem no rito com suas performances e aspectos. Nas cidades de João Pessoa-PB e em Alhandra-PB, o Catimbó-Jurema vem sofrendo um processo de reinvenções nos terreiros, além da legitimação de sua religião através de processos de tombamento, que são um motivador para a valorização da religião, e neste trabalho estamos a acompanhar estes processos. Focamos na análise iconográfica do cachimbo, e durante esta análise encontramos também uma rica sistematização organizada de seus objetos litúrgicos, de suas funções e fluxos durante o rito, de significados e conexões, sua estrutura mágico-religiosa, sendo possível por este objeto e ritual ponderar de forma plausível os valores simbólicos que situam parte do modus operandi litúrgico no rito.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo à Instituição - GUSTAVO CESAR OJEDA BAEZ
Externo à Instituição - NILZA MENEZES LINO LAGOS