PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA DA CUNHA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITÓRIA DA CUNHA FERREIRA
DATA: 07/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/cjj-hfmt-vmc?authuser=0
TÍTULO: Sentido da Vida e da Morte em Pessoas Religiosas Recuperadas da COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Sentido da vida; Morte; Religiosidade; COVID-19
RESUMO: Na contemporaneidade, a pandemia trouxe a necessidade de abordar diferentes assuntos. Com isso, diante da precisão de propiciar dados para um melhor entendimento populacional, o presente estudo objetiva compreender como os recuperados da COVID-19 da região metropolitana de Patos percebem a Morte, a Religiosidade e o Sentido da Vida considerando suas experiências durante o período de adoecimento e recuperação. Para tanto, será realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem quanti-qualitativa que utilizará da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, onde estima-se que participarão quarenta sujeitos, com idades iguais ou superiores a dezoito anos, de ambos os sexos, alfabetizados, recuperados da COVID-19 e que tenham capacidades cognitivas (Ensino Médio Completo) para responder os instrumentos empregados, os quais serão, a Escala de Atitudes Religiosas (EAR-20), uma entrevista semiestruturada e o questionário sociodemográfico, a fim de coletar as amostras. Sendo excluído, os participantes que não se enquadrarem nos critérios supracitados. Os dados, serão organizados e analisados por meio de estatísticas descritivas no SPSS e da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2020). Dado o exposto, ao está situado na subárea das Ciências das Religiões, de nome, Ciências Empíricas das Religiões, que permite realizar interlocuções com outras áreas como a Psicologia para compreensão do objeto estudado, considera-se que o desenvolvimento desse estudo, instigará a sociedade acadêmica a realizar mais pesquisas, uma vez que, trabalhos desse tipo, com a população escolhida, torna-se de extrema relevância no cenário social.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI