PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUAN KARLO GOMES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUAN KARLO GOMES DE MEDEIROS
DATA: 10/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/cjj-hfmt-vmc?authuser=0
TÍTULO: Juventude, suicídio e espiritualidade: um estudo correlacional
PALAVRAS-CHAVES: Juventude. Suicídio. Espiritualidade. Sentido de vida.
RESUMO: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da Pós Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi objeto deste estudo apresentar a correlação dos construtos sentido da vida, espiritualidade e suicídio em jovens de 18 a 25 anos, com intuito de verificar o quanto a espiritualidade pode representar uma busca e presença de sentido na vida e ser consequentemente um fator protetivo frente ao desespero que levaria o homem a dar fim à própria vida. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo correlacional, de natureza quantitativa. Os dados foram coletados de maneira on-line através do Google Forms. Foram utilizados nesta pesquisa quatro instrumentos: Questionário sociodemográfico, Questionário de Sentido de vida, Escala de espiritualidade da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Escala de atração para a vida e atração para a morte. A Logoterapia, ou terceira escola vienense de psicoterapia, abordagem teórica criada pelo psiquiatra e neurologista vienense Viktor Emil Frankl (1905-1997), foi o principal arcabouço teórico deste trabalho. Frankl (2016) aponta que, visto a juventude ser uma fase primordial do amadurecimento humano, será também neste período que o jovem enfrentará a problemática humana de concretizar sentidos em sua vida, problemática esta, que pode abater o homem caso ele não encontre sentidos na vida, caindo assim num vazio existencial, que em si não é patológico, mas é patogênico. O suicídio seria então, um ato deliberado e consequente do homem que antes deste ato conclusivo, já vivenciava o vazio existencial. O encontro e a realização de sentido serão então prevenção do vazio existencial, e a espiritualidade autêntica é um dos inúmeros caminhos de realização de sentido. A construção do conceito de espiritualidade é de fundamental importância, perpassando por pesquisadores das Ciências das Religiões que ajudaram a clarificar o que é Espiritualidade.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo à Instituição - KAREN GUEDES OLIVEIRA