PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: JOSILENE SILVA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILENE SILVA DA CRUZ
DATA: 10/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/cjj-hfmt-vmc?authuser=0
TÍTULO: Espiritualidade, Resiliência e Logo-educação: fundamentos noológicos para o Ensino Religioso
PALAVRAS-CHAVES: Logo-educação. Resiliência. Espiritualidade. Ensino Religioso
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente tese fundamentou-se na concepção teórica de Viktor Frankl, sobretudo em seus aspectos antropológicos, ou seja, em sua visão de homem e de mundo. Desse modo, a mesma baseou-se em três pilares ou constructos fundamentais: a Espiritualidade, a Logo-educação e a Resiliência, os quais podem ser definidos respectivamente como: dimensão constitutiva do ser humano, Pedagogia centrada no sentido e a força de resistência do espírito. A tese teve como objetivo geral propor a aplicação da Logo-educação no Ensino Religioso como uma pedagogia que proporciona o desenvolvimento da resiliência, a partir dos fundamentos antropológicos presentes na teoria de Viktor E. Frankl articulada aos princípios constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, a tese apresenta os seguintes objetivos específicos: 01) Mapear as pesquisas que abordaram a teoria de Viktor Frankl em nível de pós-graduação e, por meio de uma análise textual com o software Iramuteq destacar os núcleos comuns e possíveis aproximações entre elas; 02) Elencar as pesquisas realizadas na área de Educação que utilizaram os pressupostos teóricos de Frankl e destacar o caráter interdisciplinar da teoria frankliana para buscar enfatizar seus pontos comuns por meio de análise textual com o software Iramuteq; 03) Destacar os princípios e aplicações da Logo-educação no contexto brasileiro por meio de um estudo de caso no Colégio Viktor Frankl em Ribeirão Preto (SP); 04) Identificar as interfaces entre a Logo-educação e a área das Ciências da Religião com o Ensino Religioso fundamentadas na BNCC, e por meio de atividades práticas demonstrar as possibilidades de aplicação da Logo-educação em sala de aula. Para alcançar os referidos objetivos foram utilizadas metodologias mistas aplicando-se análise textual, estudo de caso e análise fenomenológica. Os estudos da tese demonstraram respectivamente: 1) a aplicabilidade da teoria de Frankl na área das Ciências da Religião e Teologia; 2) a interdisciplinaridade presente nessa perspectiva teórica e sua aplicabilidade na área de educação; 3) que a Logo-educação pode ser encontrada na prática, o que foi constatado por meio de estudo de caso no Colégio Viktor Frankl; 4) e por fim no último estudo, por meio de atividades práticas aplicáveis à sala de aula demonstrou-se como a proposta logoeducativa é pertinente para a formação humana proposta pelas Ciências da Religião e consequentemente no Ensino Religioso. Concluiu-se que os fundamentos antropológicos, presentes na teoria frankliana, podem ser utilizados no cotidiano escolar, sobretudo, no componente curricular do ensino religioso, com o intuito de promover posturas resilientes dos educandos. Ademais, considerou-se que esse processo poderia contribuir para uma sociedade mais saudável e plena de sentido.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI