PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURA RAHIANNY CARDOSO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURA RAHIANNY CARDOSO ARAUJO
DATA: 30/11/2020
LOCAL: meet.google.com/jsz-chqt-ssf
TÍTULO: YOGA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM JOÃO PESSOA: CORPO, MENTE E ESPIRITUALIDADES.
PALAVRAS-CHAVES: Yoga; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Espiritualidade do corpo.
RESUMO: Torna-se de extrema importância entender a relevância do tema proposto nesse trabalho na área de conhecimento das Ciências das Religiões e dessa forma analisar o campo em todas as suas variações, isto é, como o objeto a ser estudado é o yoga e mais especificamente as suas práticas em nível da promoção da saúde utilizada através do Sistema Único de Saúde (SUS) as variáveis correspondentes parte da transdisciplinaridade da área de conhecimento anteriormente citada e por trazer em si um caráter permeabilizador busca-se compreender como os usuários dessa prática milenar tratam não apenas o adoecimento físico como também o adoecimento advindo do eu abstrato, ou seja, a interação mais profunda e holística do indivíduo e, sobretudo, o conhecimento de si mesmo, internalizando as filosofias e conceitos adotados pelos yoges que passam essa prática ao paciente e tentando entender como o indivíduo assimila o tratamento do eu a partir dessa prática.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1860344 - FERNANDA LEMOS