PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI JORGE DUQUE VANDERLEI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI JORGE DUQUE VANDERLEI
DATA: 07/05/2021
LOCAL: meet.google.com/nuc-ncyu-rtc
TÍTULO: O ENSINO RELIGIOSO COMO CUIDADO ESPIRITUAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, Cuidado Espiritualidade, Religião.
RESUMO: Nesta atividade, buscar-se-á realizar a análise qualitativa do ensino religioso como cuidado espiritual no Brasil. Para tanto, consumar-se-á uma revisão integrativa, explorando as principais publicações disponíveis no Google Acadêmico entre os anos de 2011 e 2019. Por consequência, esta pesquisa também se concentrará no estudo das principais particularidades inerentes ao ensino religioso no Brasil, sobretudo em relação ao cuidado espiritual. Mesmo reconhecendo a importância do ensino religioso como cuidado espiritual no Brasil, sobretudo no ambiente escolar básico, é imprescindível compreender que isto não pode se realizar de qualquer maneira, ou seja, literalmente no improviso. O principal objetivo desta pesquisa dissertativa será analisar de forma qualitativa o ensino religioso como cuidado espiritual no Brasil, destacando os seus principais desafios e obstáculos bem como os seus prováveis resultados, se adequadamente explorado no ambiente de ensino tradicional. Para tanto, explorar-se-á um método descritivo-qualitativo, visando a avaliação das principais implicações e premissas associadas ao ensino religioso e a espiritualidade no ambiente de ensino brasileiro. Além disto, é importante destacar que também deverão ser consumados os seguintes objetivos específicos neste experimento dissertativo: Conceituar o que é o que vem ser religião e espiritualidade, esclarecendo os prováveis pontos de convergência bem como as inevitáveis divergências que podem ser experimentadas no estudo qualificado destes dois temas. Sumariar de que forma o ensino religioso foi se realizando no Brasil no decorrer do processo histórico nacional, avaliando até que ponto esta atividade foi favorável ao enriquecimento da espiritualidade brasileira em simultâneo. Correlacionar a prática deliberada do ensino religioso e da espiritualidade ao fomento qualificado dos direitos humanos no Brasil.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1860344 - FERNANDA LEMOS