PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: ALANA CARLA LUCENA FARIAS

DISCENTE: ALANA CARLA LUCENA FARIAS
DATA: 29/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/yzx-hxfq-scn
TÍTULO: “SACERDÓCIO FEMININO”: uma análise da violência simbólica em torno do processo de ordenação pastoral de mulheres na Convenção Batista Paraibana
PALAVRAS-CHAVES: pastoras; patriarcado; violência de gênero; batista.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: As representações de gênero ao longo do tempo foram construídas de forma complexa e carregadas de preconceitos e estereótipos. As mulheres estiveram presentes nos relatos e textos históricos, mas não como sujeito ativo, ou seja, discutia-se sobre elas de maneira genérica e estereotipada. Apesar de toda a evolução e progresso, na contemporaneidade pode- se perceber ainda as mulheres, inclusive no meio religioso, sendo debatidas e limitadas. Ao olharmos para a igreja evangélica brasileira e suas nuances, vemos como tal tendência se repete, principalmente quando se trata do papel ativo enquanto líderes das instituições cristãs. Nesse contexto, na Convenção Batista Brasileira, assim como na Paraibana, muito se discutiu até que um consenso fosse estabelecido acerca da ordenação pastoral de mulheres. Discursos acalorados e votos divididos marcaram esse processo que só confirmou a polaridade quando o assunto envolve o sacerdócio feminino. Desse modo, a pergunta que guia a pesquisa é: como se deu o processo de aceitação de pastoras batistas na Paraíba? Partindo desse pressuposto, o trabalho objetiva analisar todo o caminho até a legitimação do ministério das vocacionadas, atentando para a experiência pessoal de cada pastora dentro da religião. Além disso, pretende- se verificar a presença de violência simbólica nas discussões sobre a temática, pois, sendo uma forma sutil e quase invisível de opressão, funciona como um aliado à dominação masculina. Para isso, será explorada a natureza qualitativa da pesquisa para formular a hipótese, recorrendo à análise documental e investigação de ambiente através de entrevistas feitas a quatro pastoras, escolhidas pelo papel fundamental no processo de aprovação da ordenação feminina.
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE