PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: VITÓRIA DA CUNHA FERREIRA

DISCENTE: VITÓRIA DA CUNHA FERREIRA
DATA: 28/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pwh-uwwf-pre
TÍTULO: SENTIDO DA VIDA E DA MORTE E O GRAU DE RELIGIOSIDADE EM PESSOAS RECUPERADAS DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Sentido da vida; Morte; Religiosidade; COVID-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Na contemporaneidade, a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 provocou reflexões sobre a importância da religiosidade e questionou o ser humano sobre o sentido da existência e da morte. A partir disso, o presente estudo objetivou compreender como os recuperados da COVID-19 da região metropolitana de Patos percebem a Morte, a Religiosidade e o Sentido da Vida, considerando suas experiências durante o período de adoecimento e recuperação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa que contou com a colaboração de 20 participantes, sendo 10 homens (50%) e 10 mulheres (50%), com idades entre 18 a 62 anos (M=32,4; DP=12,67), os quais, em sua maioria tiveram a COVID-19 em sua forma leve (45%) e foram tratados em ambiente domiciliar (80%). Nesse cenário, foram empregados os seguintes instrumentos: Escala de Atitudes Religiosas (EAR-20), entrevista semiestruturada e questionário biosociodemográfico. No tocante à análise de dados, foram efetivadas estatísticas descritivas e inferencial como o teste t de Student para parte quantitativa, e a Nuvem de Palavras no software IRAMUTEQ e a Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) para os dados qualitativos. Os resultados apontam que as mulheres apresentaram escore estatisticamente maiores nos domínios corporeidade religiosa [t (18) = 5,708; p < 0,001)] e sentimento religioso [t (11) = 3,827; p < 0,05)] quando comparadas aos homens. Ao passo que, na etapa qualitativa, foi constatado que os indivíduos compreendiam a morte sob a ótica positiva e negativa e entendiam a religiosidade como um meio de enfrentamento para o processo de adoecimento. Ademais, no que tange ao sentido da vida, foram encontrados valores criativos, vivenciais e atitudinal nos relatos dos entrevistados. Desse modo, os resultados identificados foram discutidos através da literatura científica, sobretudo à luz da logoterapia e análise existencial de autoria de Viktor Frankl.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI