PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS
DATA: 29/10/2021
HORA: 00:00
LOCAL: meet.google.com/mny-vfsx-anb
TÍTULO: PERCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES, Á LUZ DOS EDUCANDOS DAS SERIES FINAIS DAS ESCOLAS PÚIBLICAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, Construção de Saberes, Percepções e Entendimentos
PÁGINAS: 114
RESUMO: Pensar o Ensino Religioso (ER) no cenário da educação brasileira, tem sido uma problemática demasiadamente complexa frente aos desafios a que se configura a dimensão multicultural e plurirreligiosa dos povos deste país de dimensão continental; dos índios (nativos-ameríndios); aos negros(afro-descendentes); aos caboclos (branquíndios); aos brancos (euro-brasileiro), aos asiáticos (brancamarelos), assim o é, a nação Brasil. Esta dimensão continental reverbera a complexidade na busca do conhecer e saber conviver em suas múltiplas e facetadas manifestações transrreligiosas. Do Toré aos Terreiros, do atabaque à Páscoa, do Xangô à Yoga, do Zazem aos Espiritas, do Seicho-No-Ie à Fé Bahai, do Santo-Daime à Wicca, do Xamanismo ao ocultismo. Da imanência à Transcendência, isto é, o microuniverso que se manifesta nas aulas de ER das escolas públicas do Brasil, e que se faz preciso saber conhecer e conviver. Contudo, é mister enfatizar que a pesquisa em construção não tem por intencionalidade fazer defesa dogmática do ER, mas sim, buscar compreender a partir dos educandos, como o ER infere em suas vidas no processo da aquisição e construção dos saberes. Pois, a muito se ouve que o ER é uma disciplina que tem significativa relevância no processo da formação humana dos educandos, considerando, sobretudo, sua relação direta e indireta com o mundo sensível e também inteligível, isto é, com a imanência e transcendência. Na contramão, há também quem aponte para percepções depreciativa do referido componente, de modo que o ER, torna-se frequentemente um campo de inúmeros embates, seja na educação, na política, na economia, na escola, no trabalho, na família, enfim, nos mais variados seguimentos civis e religiosos. Partindo do pressuposto da identidade como docente de ER de João Pessoa, além evidentemente da atuação como pesquisador da área, a muito reverberou e ainda continua reverberado em meus ouvidos, compreensões depreciativas sobre o ER que suscitam à necessidade de dá voz e vez não a penas àqueles que externamente opinam sobre a oferta do componente. Pois, por vezes e quase sempre, estas opiniões emitem (des) valores quanto a relevância do componente como oferta nas escolas públicas. Para além destas opiniões, em 11 anos de exercício da docência do ER na educação básica de João Pessoa; pude constatar que esta realidade pode ser sim questionada. Ainda que os estigmas apregoados ao ER o a mordaça. Paradoxalmente, há de se levar em consideração que também há quem não o absolva como um conhecimento engessado. Ora, assim sendo, fui-me afetando e acercando-me de ínfimas inquietações a despeito de ser ou não o ER um campo do saber importante no processo da formação inicial dos educandos? Em que medida esta disciplina que mesmo sendo facultativa aos educandos pode subsidiar às crianças no processo de ensino-aprendizagem? Será mesmo que os saberes pertinentes aos fenômenos religiosos são necessários? Por que estudar o ER nas escolas públicas? Esta disciplina é mesmo capaz de dá o aporte necessário de modo a corroborá na formação cidadã das crianças e adolescentes das redes de ensino, se sim em que medidas? Em que medida o ER tem contribuído para a construção do conhecimento em sala de aula e para a vida? A disciplina de Ensino Religioso (ER), é uma área de conhecimento que auxilia na transformação socioeducativa dos alunos nas escolas deste município? Por quê? O ER tem contribuído para o sentido da vida pessoal, social e intelectual, a partir de quais vivências? Quais conteúdo da disciplina mais têm ajudado na consolidação e construção dos saberes acerca das Tradições Religiosas (TR) e da vida? Dos saberes construídos da disciplina de ER qual ou quais deles você julga como sendo indispensáveis para a aprendizagem e para a vida? De tudo que você já estudou e continua estudando sobre os fenômenos religiosos (FR), o que mais marcou e marcará para sua trajetória de estudos? Você poderia apontar alguma experiência ocorrida em sala de aula em que o ER foi significativamente importante para consolidação dos saberes à prática da aprendizagem? Considerando todo aprendizado até então construído pelo ER, você acredita que esta disciplina, de fato, é uma área de conhecimento necessária, por quê? Diante destas inquietações, e tantas outras que paulatinamente vão surgindo no processo interacional com alunos, professores e a academia, restou-me então ir a campo e buscar assimilar estas curiosidades e afetabilidades que norteiam acerca do ER. Ora, é fato que ainda que o ER tenha historicamente 500 anos de presença no cenário da educação brasileira, em sua composição entre avanços e recuos muito se foi sendo construído para sua formatação enquanto área de conhecimento. Porém, às dúvidas as quais me motivara a construção da tese me faz enxergar que já passou da hora de quem, por direito deve dizer ser ou não ser o ER relevante na construção dos saberes, são eles/as, os/as educandos/as. É tempo de conceber suas impressões, entendimentos, percepções; o olhar apurado do pesquisador é necessário, e imprescindível é a leitura a partir daquele que absolveu estes saberes. Para apreensão acerca deste Processo o porte teórico se dará à partir das contribuições dos renomados teóricos da área, a exemplo de Junqueira (2001), Passos (2007), Soares (2010), Figueiredo (1995), Teixeira (2001), Usarski (2013). Entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO
Externo à Instituição - MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS