PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS DE ABREU AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS DE ABREU AMORIM
DATA: 27/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/fct-ygei-piq?authuser=1
TÍTULO: ETHOS ROSACRUZ – UM TRAJETO META EMPÍRICO NO DESAGUAR SIMBÓLICO, ESOTÉRICO E MÍSTICO DA CONSCIÊNCIA OCIDENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Rosacruz; Esoterismo Ocidental; Imaginário; Ethos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: O termo rosacruz carrega consigo a evocação de dois símbolos – a rosa e cruz. Simbólica que está vinculada a movimentos do Esoterismo Ocidental, que carregam tanto a simbólica quando o termo rosacruz, visto em seu caráter êmico o termo indicará o estado almejado ou grau adquirido – seja na maçonaria ou nas ordens rosacruzes. No seio da visão social os diversos movimentos rosacruzes contemporâneos estão diretamente ligados ao desenvolvimento das ideias no campo do esoterismo, suas formulações estabelecidas a partir dos mitos compõem juntamente com os ritos e símbolos, dos diversos movimentos rosacruzes, o capital pensado deste grupo. Aqui cabe pensarmos que na busca pela definição do humano, do ponto de vista social, este pode ser apreendido na constituição de seu ethos, expresso na estrutura da cultura e da tradição. Agrupados de forma a constituir a realidade na qual, suas relações desenvolvem-se. Desta feita, seguindo as formulações das constituintes socioculturais, escolhidas por nós: ethos, cultura, tradição e simbolismo, dirigimos nossa análise para as formulações sociais presentes nos movimentos rosacruzes e seus desenvolvimentos desde a publicação dos primeiros escritos no século XVII. Tendo em vista a característica heteróclita do fenômeno rosacruz expressa nos diversos movimentos que se organizaram ao longo de sua história. Propomos traçar o trajeto que entendemos como meta empírico, reconstruindo os discursos que estabeleceram o ethos rosacruz contemporâneo e seu diálogo com a memória silenciosa das espiritualidades secularizadas. Assim utilizaremos o conceito de Sociologia das profundezas de Gilbert Durand e a perspectiva estrutural do Esoterismo Ocidental proposta por Olav Hammer, para a partir das expressões do rosacrucianismo contemporâneo entender o fluir místico e esotérico presente na consciência ocidental.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE