PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: SILVIA XAVIER DA COSTA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA XAVIER DA COSTA MARTINS
DATA: 07/03/2023
LOCAL: meet.google.com/wnq-gmbh-zei
TÍTULO: Raqs al haya misri (O dançar da vida egípcia): Uma espiritualidade do corpo
PALAVRAS-CHAVES: dança egípcia; espiritualidade do corpo; corporeidade; ciências das religiões.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Esta tese tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a vivência da espiritualidade no contexto ancestral das danças egípcias através de sua corporeidade própria. Esta pesquisa, realizada no mês de julho do ano de 2022, apresenta um estudo qualitativo do tipo etnográfico de curta duração. Participaram desta pesquisa dez pessoas, nativas egípcias, divididas entre bailarina(o)s e não bailarina(o)s, com faixa etária entre 26 e 71 anos de idade. A pesquisa teve como universo o Egito, mais precisamente as cidades do Cairo, Luxor e Assuã. Este estudo, apoiado na metodologia da história oral de vida, um dos métodos da história oral, buscou a partir de entrevistas “livres” e diário de campo, registrar relatos e depoimentos sobre o dançar na vida dos egípcios. A abordagem das danças egípcias enquanto "espiritualidades do corpo" se insere no campo das pesquisas sobre espiritualidade e saúde em Ciências das Religiões, onde espiritualidade é concebida numa conexão com a corporeidade. O trabalho se desenvolve em três capítulos, onde o primeiro aborda percepções de corporeidade e espiritualidade, baseadas nos autores que as fundamentam; o segundo é uma sinuosa e breve viagem histórica pelas danças egípcias; e o terceiro é a pesquisa propriamente dita. A observação do cenário pesquisado e a análise dos dados coletados permitiu compreender a relevância deste trabalho acadêmico, onde foi evidenciado o valor do dançar na dimensão da espiritualidade, a espiritualidade do corpo no contato ancestral, o “estar no mundo” a partir da experiência, a identificação da cultura e a transmissão de saberes através da dança e da corporeidade, a espiritualidade presente nos palcos, a dança egípcia fortalecendo ritos e rituais e a dança egípcia caracterizada como uma autêntica espiritualidade do corpo. Os resultados desta tese apresentaram as danças egípcias como uma espiritualidade do corpo, trazendo reflexões, construindo e gerando movimentos, diálogos e percepções, criando melhores compreensões diante da jornada da vida.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1716308 - ANA PAULA FERNANDES RODRIGUES