PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ANTONIO LEONARDO FIGUEIREDO CALOU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO LEONARDO FIGUEIREDO CALOU
DATA: 21/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: sala de reuniões - centro de educação
TÍTULO: De Sodomitas a Príncipes Mayas: uma análise queer das teopolíticas do Vale do Amanhecer
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Queer. Teopolíticas. Gênero e Sexualidade. Vale do Amanhecer.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O movimento queer nasce no final da decada de 1970, inicialmente nos EUA, se propagando pelos demais paises do ocidente como uma acao politica que percebia e reivindicava as formas de normalidade heterossexual, nos contextos macros e micropoliticos, da vida homossexual, se afirmando desobediente aos padroes que engendravam o proprio movimento homossexual gay/lesbico da epoca. Suas estrategias de acoes contraintuitivas, estavam voltadas para afirmacao, reivindicacao e visibilidade dos corpos tidos como estranhos e abjetos dos padroes hegemonicos. Influenciados/as pelas audaciosas obras de Michel Foucault e Jacques Derrida, pelas correntes do pos-estruturalismo e dos estudos culturais, o movimento comeca a tomar os espacos cientificos e politicos como uma teoria, e avanca resultando em demais formas analiticas e desconstrutivistas das relacoes de poder que excluem sujeitos e subalternizam suas vidas. Atraves do entendimento do percurso epistemologico que traca o pensamento queer, busquei estabelecer uma forma pos-secular e queer de analise das religioes, visualizando, por meio das leituras de Foucault, Derrida e Judith Butler, que as teologias das demais manifestacoes de crencas, compoem-se de discursos politicos que promovem formas de regulamentacao de corpos, criando relacoes desiguais de poder entre eles. Denominei esse tipo de estrategia reguladora de “teopoliticas”, teologias que informam padroes de comportamentos e assujeitam os individuos a caminharem sobre eles. O Vale do Amanhecer e uma doutrina espiritualista crista composta por um imenso hibridismo religioso, o que faz com que ela tenha um articulado discurso produtor de condutas para os seus adeptos. Datada de 1960, a crenca tem como fundadora a medium clarividente Neiva Chaves Zelaya, mais conhecida com Tia Neiva, sendo ela a agente principal de producoes teologicas. Partindo deste contexto espiritualista, o objetivo desta dissertacao e fazer uma analise queer das teopoliticas do Vale do Amanhecer sobre as questoes de genero e sexualidade. Essa analise leva em conta os discursos dos seus principais agentes, deixados atraves de cartas, videos e livros. O dialogo tracado com a religiao tem o intentio de fazer-se refletir sobre como suas teologias podem conduzir a uma forma ardua de normalizacao dos sujeitos, principalmente no que diz respeito as vidas dissidentes das normas de genero e sexo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AUGUSTO CÉSAR DIAS DE ARAUJO
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Externo à Instituição - RENATA MARINHO PAZ