PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR (PPGTA)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

3533 - 5831/5831

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEO GUSTAVO COUTINHO BELTRÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEO GUSTAVO COUTINHO BELTRÃO
DATA: 12/06/2020
LOCAL: Plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/georgebeltrao)
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DO LEITE E DO QUEIJO DE CABRAS ALIMENTADAS COM ÓLEO DE LINHAÇA EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO
PALAVRAS-CHAVES: Perfil lipídico; qualidade de leite; qualidade de queijo
RESUMO: A caprinocultura leiteira constitui-se como atividade relevante para a pecuária nordestina. A busca de alimento que melhorem a qualidade do leite e consequentemente dos subprodutos têm sido buscadas por muitos pesquisadores. Assim, com este estudo, objetivou-se avaliar a qualidade físico-química do leite e de queijo de cabras alimentadas com dietas contendo diferentes concentrações de óleo de linhaça em substituição ao milho. O experimento foi conduzido no laboratório de Caprinocultura e Ovinocultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias pertencente a Universidade Federal da Paraíba. Foram utilizadas oito cabras multíparas, da raça Saanen, com 51±8 kg e 67±18 dias de lactação. Os animais foram mantidos em sistema de confinamento por 60 dias. As cabras foram distribuídas, ao acaso, em quadrado latino (4x4), de acordo com as concentrações de inclusão na dieta, do óleo de linhaça. Os tratamentos foram: T1: controle; T2: substituição de 1%; T3: substituição de 2% e T4: substituição de 3% do milho pelo óleo de linhaça. Amostras de leite de cada animal foram recolhidas duas vezes ao dia, em horários regulares, durante os três dias de coleta de dados de cada período para posterior análise físico-química e do perfil de ácidos graxos por meio de cromatografia gasosa. A análise de viabilidade econômica foi baseada na classificação de custos operacionais considerando os valores consumidos dos ingredientes pelos animais e os gastos com produtos veterinários para higiene da ordenha, medicamentos e mão-de-obra. O leite proveniente de cada tratamento foi utilizado para a elaboração dos queijos. As análises físico-químicas foram realizadas no Laboratório de Físico-Química de Alimentos CCHSA/UFPB. Após o processamento, o rendimento de cada tipo de queijo foi expresso como peso de queijo fresco em gramas obtido a partir de 10 litros de leite utilizado. A determinação da cor instrumental foi realizada em colorímetro Minolta, modelo CR-300, utilizando o sistema CIELAB. A adição de linhaça na alimentação dos animais promoveu um aumento linear da Densidade. Maiores valores de densidade no leite foram verificados quando os animais consumiram rações contendo 2% e 3% de óleo de linhaça nas rações. Alterações semelhantes foram observados nos teores de lactose e sólidos não gordurosos. As demais variáveis referentes a físico-química do leite não sofreram alterações. Observou-se alterações significativas no perfil lipídico do leite com diminuição dos ácidos graxos saturados aumento dos ácidos graxos monoinsaturados e aumento dos ácidos graxos poli-insaturados. O queijo produzido a partir do leite em que os animais consumiram óleo de linhaça foi alterado linearmente apenas nos valores de pH e cor.
Presidente - 3301269 - GEORGE RODRIGO BELTRAO DA CRUZ
Interno - 1353994 - SOLANGE DE SOUSA