PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: PATRICIA SOARES GRIMALDI

DISCENTE: PATRICIA SOARES GRIMALDI
DATA: 28/08/2018
LOCAL: Sala de videoconferência do CCHLA
TÍTULO: TRABALHO DOCENTE PRECÁRIO E INTENSO: o REUNI como um mecanismo que aprofunda a contrarreforma universitária na UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Crise do Capital; Contrarreforma Universitária; Trabalho Docente.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: A presente dissertacao, intitulada “TRABALHO DOCENTE PRECARIO E INTENSO: o REUNI como um mecanismo que aprofunda a contrarreforma universitaria na UFPB”, tem como objeto de estudo a precarizacao do trabalho docente. Partiu-se do pressuposto que a precarizacao e uma determinacao historico-social do trabalho no contexto de crise do capital. Assim, sendo o trabalho docente uma especializacao do trabalho em geral, nao esta isento das inflexoes a que esta submetida a totalidade do trabalho hoje. O objetivo geral e analisar a precarizacao e a intensificacao do trabalho docente na UFPB no contexto do REUNI (2008-2012) tomando como referencia o quadro mais geral de crise do capital e as particularidades que assume na realidade brasileira ao consolidar a contrarreforma do Estado e da Educacao. A pesquisa teve como referencia a teoria social critica de Marx, pelo privilegio que concede a contradicao dos fenomenos em sua analise. As categorias que nortearam a apreensao do objeto foram a crise do capital, a precarizacao e intensificacao do trabalho, o neoliberalismo e a contrarreforma do Estado e da educacao/ universitaria. Dessa forma, empreendeu-se uma pesquisa de carater qualitativo e quantitativo, recorrendo-se a uma metodologia que buscou apreender as categorias previamente definidas para entao partir a analise dos documentos selecionados. A analise de dados foi feita pelos documentos do MEC/ INEP, pelos relatorios de gestao da UFPB e pelas avaliacoes trienais da CAPES. Sendo assim, essas escolhas teorico-metodologicas se expressam na organizam dessa dissertacao que reflete nossos objetivos especificos. O primeiro capitulo centra-se na discussao da crise do capital e das estrategias empreendidas pela burguesia para sua superacao, tendo nos ataques ao trabalho e aos direitos sociais seus elementos fundantes. O segundo capitulo dedica-se a apreender teoricamente as categorias privatizacao e mercantilizacao objetivando analisar suas expressoes na contrarreforma universitaria empreendida por FHC e pelos governos Lula e Dilma. O terceiro e ultimo capitulo concentra-se na exposicao dos dados da pesquisa tendo como metodo de exposicao o tripe que compoe a universidade contemporanea: o ensino, a pesquisa e a extensao. O resultado obtido confirma nossa hipotese de pesquisa evidenciando que a precarizacao e intensificacao do trabalho docente se expressa para alem dos criterios quantitativamente observaveis, mas principalmente, na consolidacao de uma cultura mercantil que tem na contrarreforma universitaria seu eixo estruturante norteada pelos valores advindos do neoliberalismo.
Presidente - 2214513 - CLAUDIA MARIA COSTA GOMES
Externo ao Programa - 1449390 - FERNANDO JOSE DE PAULA CUNHA