PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: LUCILENE DE OLIVEIRA SOUZA

DISCENTE: LUCILENE DE OLIVEIRA SOUZA
DATA: 12/12/2019
LOCAL: LEPES - Laboratório de Estudos e Práticas Sociais
TÍTULO: PLANEJAMENTO FAMILIAR: UMA ABORDAGEM SOBRE A AUTONOMIA DA MULHER FRENTE AOS SEUS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Capitalismo. Autonomia feminina. Atenção Básica. Planejamento Familiar.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: Esta Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal da Paraíba tem como objetivo analisar a autonomia das mulheres em relação ao planejamento familiar. A natureza da pesquisa é qualitativa e o tipo de pesquisa é de campo. Como método de análise da realidade, optou-se pelo materialismo histórico-dialético, por ser um método que permite desvendar a essência do que está por trás da aparência das problemáticas encontradas no planejamento familiar e que repercutem na autonomia feminina em relação aos seus direitos sexuais e reprodutivos, e, de forma estrita, nos processos decisórios pela concepção/contracepção. Por trás dos problemas encontrados no planejamento familiar do município de Guarabira – PB, há uma complexa teia de relações que envolvem fatores históricos, culturais, socioeconômicos, políticos, e as fragilidades existentes na atenção à saúde pública. O universo da pesquisa foram Unidades Básicas de Saúde da referida localidade e a amostra 15 (quinze) mulheres com idade entre 18 e 49 anos usuárias das Unidades. Os resultados da pesquisa apontaram que, devido a complexidade que é ser mulher na sociabilidade vigente, a autonomia da mulher nos processos de concepção/contracepção é relativa e no que concerne ao planejamento familiar do referido município, as ações estão restritas aos métodos contraceptivos, quando o planejamento familiar, em tese, vai além disso.
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 3243832 - ANA LUCIA BATISTA AURINO