PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: MARIA GABRIELLE CHAVES SILVA

DISCENTE: MARIA GABRIELLE CHAVES SILVA
DATA: 01/11/2021
LOCAL: ONLINE – GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA/O ASSISTENTE SOCIAL: UM ESTUDO DAS DISCIPLINAS DE GÊNERO NOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Relações patriarcais de gênero, raça/etnia, classe e sexualidade. Serviço Social. Formação profissional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO: As relações patriarcais de gênero acompanham o Serviço Social brasileiro desde a sua gênese e têm como um elemento importante a divisão sexual e racial do trabalho. Aqui analisamos as relações patriarcais de gênero articuladas com raça/etnia, classe social e sexualidade como uma estratégia para o fortalecimento da formação profissional de uma categoria composta majoritariamente por mulheres que têm como demanda expressiva as mulheres da classe trabalhadora atravessadas pela diversidade. Com esta pesquisa, temos como objetivo analisar as disciplinas de gênero nos cursos de graduação em Serviço Social das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Nordeste, de modo a analisar se as discussões sobre as questões relativas a gênero têm considerado raça/etnia, classe e sexualidade de maneira articulada, levando em consideração a importância desse entrelaçamento na análise da sociedade, a fim de contemplar a diversidade humana. A investigação é embasada pelo materialismo histórico e dialético como método de análise e, para obtermos os resultados, faremos pesquisa documental e de campo a partir da técnica de abordagem quanti-qualitativa. Para a pesquisa documental, analisaremos os Projetos Políticos Pedagógicos e as ementas e, para a pesquisa de campo, aplicaremos questionários online para as/os docentes responsáveis pelas disciplinas, através da plataforma de formulários do Google. Por fim, compreendemos que a análise das relações patriarcais de gênero, raça/etnia, classe e sexualidade são de grande relevância para o Serviço Social, pois contribui para uma formação profissional que vá ao encontro do que propõe o nosso Projeto Ético-Político Profissional.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 2511636 - NIVIA CRISTIANE PEREIRA DA SILVA