PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: ALINE MARTINELLS MENEZES CARVALHO

DISCENTE: ALINE MARTINELLS MENEZES CARVALHO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: SALA 513 PPGSS
TÍTULO: A LUTA DAS DOULAS PELO RECONHECIMENTO ENQUANTO CATEGORIA PROFISSIONAL: TRAJETÓRIA E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Parto. Doulas. Doulagem. Profissionalização. Reconhecimento
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: Esta pesquisa propõe uma análise da profissionalização da doulagem no contexto da sociedade brasileira. No decorrer do trabalho, de caráter qualitativo e documental, investigamos a trajetória e os desafios enfrentados pelas doulas para obterem o reconhecimento de sua profissão. É importante ressaltar que a pesquisa documental, diferente da bibliográfica, utiliza, como fonte primária, documentos que, na maioria das vezes, nunca foram submetidos a análise. Para atender o objetivo geral do estudo, discutimos sobre as alterações empreendidas no cenário obstétrico, que modificaram o modo de assistir o parto, visibilizando as trajetórias das organizações de doulas no Brasil. A reivindicação do reconhecimento profissional das doulas se deve a vários fatores, entre eles, o fato de alguns Conselhos de Medicina rejeitarem a doulagem como profissão legítima. Para embasar teoricamente este trabalho, recorremos aos documentos já mencionados e dialogamos com estudiosas/os de áreas do saber, como Sociologia, Antropologia, Saúde e Estudos Feministas e a estudiosas da doulagem e do parto. A relevância social da pesquisa se inscreve na possibilidade de colaborar com a discussão sobre a profissionalização das doulas no Brasil. Cabe ressaltar, ainda, que este trabalho é a primeira investigação realizada sobre o tema no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 1779954 - LUZIANA RAMALHO RIBEIRO