PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: REINALDO DOS SANTOS MENDES DA SILVA

DISCENTE: REINALDO DOS SANTOS MENDES DA SILVA
DATA: 20/03/2023
LOCAL: Auditório do Laboratório de Estudos e Práticas Sociais – LEPS/ UFPB (Bloco C. 1 Andar. CCHLA)
TÍTULO: SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19 EM JOÃO PESSOA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social na Educação. Pandemia COVID 19. Política de Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: A educação, enquanto política pública, é um espaço contraditório de lutas de classes. O presente trabalho traz uma análise da atuação profissional do(a) Assistente Social no âmbito escolar do município de João Pessoa-PB, no contexto da Pandemia da COVID 19. A realidade do Serviço Social nas escolas não é algo novo, porém, a recente crise sanitária, somada às crises econômica, política e social a qual vive o Brasil e o mundo, nos leva a propor novas investigações devido às mudanças e problemáticas dessa nova realidade no âmbito educacional. A fim de conter o avanço da pandemia, o estado da Paraíba instituiu 13 decretos entre 2020-2022 e o município de João Pessoa 35, os quais instituem a situação de emergência e orientam para as restrições na definição das medidas de isolamento social e ações remotas. Diante dessa complexa realidade, o estudo analisou a atuação dos/as Assistentes Sociais no âmbito escolar no contexto da Pandemia da COVID 19 no município de João Pessoa – PB, sendo delimitados os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil dos/as Assistentes Sociais que atuam nas escolas municipais de João Pessoa – PB, identificar as principais demandas e ações dos/as Assistentes Sociais no período da Pandemia da COVID 19 e verificar quais os principais desafios e condições de trabalho posto a profissão nesse período. As escolas municipais de João Pessoa-PB estão organizadas geograficamente em 09 polos, nos quais estão distribuídos 102 Assistentes Sociais. A investigação qualitativa teve como lócus de pesquisa o Polo 2, que possui 14 das 100 escolas municipais da Secretaria de Educação e Cultura do Município - SEDEC de João Pessoa-PB. O critério de escolha desse Polo se deu por ser um dos mais númeroso com relação a unidades de ensino e assistentes sociais. Contudo, uma das escolas do referido Polo não possui assistente social, e outras duas acabaram ficando de fora devido os critérios de exclusão da pesquisa, o que fez nossa amostra se limitar a 11 escolas, onde entrevistamos 01 assistente social em cada uma delas. Os sujeitos da pesquisa, portanto, foram 11 assistentes sociais que atuaram no âmbito escolar da rede municipal no período da Pandemia. Este trabalho é conduzido a partir da perspectiva crítico-dialética proporcionado pela Teoria Social de Marx. Metodologicamente, se configura como um estudo de campo, qualitativo e exploratório. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, observação assistemática e formulário acerca do perfil dos(as) entrevistados(as) e a análise de dados é a técnica da Análise de Conteúdo. Além de apontar o perfil dos(as) Assistentes Sociais que atuam no âmbito escolar, o estudo apresenta quais as principais demandas, ações, desafios e condições de trabalho estão postas os/as Assistentes Sociais no período da Pandemia. De modo geral, os resultados revelaram que as principais demandas foram: 1) a evasão escolar, 2) dificuldade da família no acesso às tecnologias, 3) segurança alimentar (fome) e 4) saúde mental. Quanto à atuação profissional, se deu maioritariamente no eixo da permamência escolar, no enfrentamento a evasão. Tendo como principais desafios trabalhar de forma remota. No tocante as condições de trababalho, foram evidenciadas precarizações, como o extrapolamento das 30h semanais previstas em lei e a falta de condições objetivas de trabalho no formato remoto.
Externo à Instituição - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO