PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAQUEL ROCHA VILLAR DE ALCANTARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL ROCHA VILLAR DE ALCANTARA
DATA: 20/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O discurso sobre o uso pedagógico do desenho na Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Desenho. Alfabetização de Jovens e Adultos.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo desta pesquisa consiste analisar o discurso sobre o uso pedagogico do desenho na Alfabetizacao de Jovens e Adultos (AJA). Em termos metodologicos o trabalho movimenta-se por meio da Analise Arqueologica do Discurso, na perspectiva foucaultiana (FOUCAULT, 2008). Especificamente, objetivamos identificar os documentos que evidenciam esse discurso; mapear nos documentos escavados, as series de signos que constituem o enunciado do uso pedagogico do desenho na AJA; descrever as series enunciativas que implicam nesse discurso; e por fim, refletir sobre as implicacoes desse discurso para politica e a pratica educativa da Alfabetizacao de Jovens e Adultos. Nossa hipotese consistiu na afirmativa de que, nesse discurso, existem series de enunciados que correlacionam o uso pedagogico do desenho na Alfabetizacao de Jovens e Adultos a uma educacao problematizadora, fundamentada nos pilares etico, politico e epistemologico da Educacao Popular. O corpus primario consistiu no Parecer CNE/CEB nº 11/2000 que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao de Jovens e Adultos; o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 que institui as Diretrizes Operacionais para a Educacao de Jovens e Adultos; e por fim, fechando o primeiro grupo de documentos, o Guia dos Livros Didaticos para o Programa Nacional de Livro Didatico voltado a Educacao de Jovens e Adultos. O mapeamento dos documentos primarios, nos direcionaram para uma rede documental que nos proporcionou identificar e analisar o discurso do “uso pedagogico do desenho na AJA”. Apos escavacao, analise e descricao dos enunciados, foi possivel identificar no enunciado da Alfabetizacao de Jovens e Adultos dois dominios enunciativas: o politico, que mobiliza o correlato da institucionalidade, conferindo visibilidade as politicas publicas e ao direito a educacao para esse publico. Acionando a funcao da militancia, evidenciando a luta pela cidadania e autonomia do povo, onde os movimentos sociais se fazem presentes na busca pela libertacao dos sujeitos alfabetizandos; o segundo dominio enunciativo e o pedagogico, que aciona o correlato enunciativo do analfabeto e iletrado como uma posicao de sujeito educando. Sobre o campo enunciativo do uso pedagogico do desenho, tres dominios foram identificados: o da tecnologia, que toma o correlato arquitetonico acionando campos associados como a geometria e a matematica; o dominio iconico-simbolico, que aciona o correlato da comunicacao e a funcao signica do desenho; por fim, o dominio pedagogico, com os correlatos eticos, epistemologicos e metodologicos do uso do desenho. Diante dos achados enunciativos, concluimos com uma incursao sobre o enunciado do uso pedagogico do desenho na Alfabetizacao de Jovens e Adultos e como esse discurso pode colaborar para uma educacao problematizadora fundamentada nos pilares etico, politico e epistemologico da Educacao Popular.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Externo ao Programa - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND