PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO SILVA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO SILVA CAVALCANTE
DATA: 12/12/2018
HORA: 09:30
LOCAL: PPGE
TÍTULO: " Escola de Valor": GESTÃO, AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO - a hegemonia do projeto de formação humana no contexto da sociabilidade capitalista
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Educacional. Avaliação. Premiação. Hegemonia. Formação humana.
PÁGINAS: 388
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Essa tese analisa a gestao da educacao articulando a concepcao de avaliacao do Avaliando IDEPB e o premio Escola de Valor e os projetos de formacao humana em disputa consubstanciados no governo Ricardo Vieira Coutinho, Partido Socialista Brasileiro (PSB), (2011-2014/2015-2018). Assume, como referencial teorico e metodologico, a filosofia da praxis, a partir das categorias: contradicao, bloco historico, intelectual organico, intelectual tradicional, hegemonia e contra-hegemonia. Busca-se responder a seguinte questao: Como a concepcao de gestao e de avaliacao se coaduna a um projeto de formacao humana em que o professor esta sendo desconfigurado como intelectual? Parte-se do pressuposto de que a gestao da educacao, articulada a politica de avaliacao e premiacao, constitui o “Escola de Valor” como uma estrategia politica para a construcao de um projeto especifico de formacao. A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a gestao da educacao articulada a concepcao de avaliacao como premiacao e responsabilizacao e os projetos de formacao humana em disputa configurados na gestao do governo Ricardo Vieira Coutinho. Constituem objetivos especificos: analisar a emergencia da politica de avaliacao no cenario de crise e de reestruturacao da sociabilidade capitalista; problematizar os pressupostos teorico-metodologicos que concebem a gestao da educacao articulada a concepcao do Avaliando IDEPB e do premio ‘Escola de Valor’; explicitar os projetos de formacao em disputa acerca da gestao e avaliacao da educacao a partir das vozes dos sujeitos da pesquisa. Ressalta-se que a gestao da educacao, articulada a processos de avaliacao e premiacao, construidos nos dois governos Ricardo Coutinho, na Paraiba, reflete um projeto especifico de formacao humana. Sao explicitados, a partir das vozes dos sujeitos, as tensoes e os enfrentamentos que revelam a contradicao da realidade social e da educacao, mediada por intelectuais organicos e tradicionais que constroem as suas praticas educativas relacionadas aos interesses da classe a qual representam. Nesse sentido, sao evidenciados indicios e pistas de praticas contra-hegemonicas de formacao humana, confirmando na gestao da educacao da REEPB, a partir do Avaliando IDEPB e do premio Escola de Valor, que existe, entre as concepcoes de gestao gerencial e democratica, uma disputa pela hegemonia do projeto de formacao humana no contexto da sociabilidade capitalista.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO LISBOA LEITÃO DE SOUZA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Externo à Instituição - JOSE GILBERTO DE SOUZA
Presidente - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO