PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CECILIA TELMA ALVES PONTES DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CECILIA TELMA ALVES PONTES DE QUEIROZ
DATA: 28/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA INCLUSÃO DE MENINAS EM STEM NA PARAÍBA-BRASIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO SUPERIOR E O MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Gendramento do Conhecimento. Avaliação. Política Educacional. Educação Média e Superior. Abordagem do Ciclo de Políticas.
PÁGINAS: 346
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta tese doutoral, desenvolvida em regime de Cotutela entre a Universidade Federal da Paraiba (UFPB/Brasil) e a Universidade de Barcelona (UB/Espanha), enfoca a problematica da sub-representacao das mulheres em STEM (Sciences, Technology, Engineering and Mathematics) no Brasil. Tem como objetivo avaliar a implementacao e os resultados de 11 projetos de inclusao de meninas em STEM, desenvolvidos no Estado da Paraiba, a partir das perspectivas dos/as envolvidos/as nas universidades e escolas de Ensino Medio Inovador, no ambito da Chamada Publica (CP) Meninas e Jovens fazendo Ciencias Exatas, Engenharias e Computacao (Nº18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras), iniciativa pioneira de politica educacional, que objetivou contribuir para a equidade de genero na formacao superior. Situada no campo da Educacao, em dialogo com o paradigma critico, com enfoque feminista, recorte de genero, enlace nas politicas publicas, e construida a partir de pesquisa empirica, com base em multiplas fontes de evidencias: observacoes, entrevistas, analise documental, que passaram pelo processo de triangulacao. Desenhada como um estudo de caso de cunho avaliativo, desenvolvido a luz da Abordagem do Ciclo de Politica - ACP (Policy Cycle Approach) construido por Sthepen Ball contemplou as cinco etapas: contexto de influencia, contexto da producao do texto, contexto dos resultados ou efeitos, contexto da pratica, contexto da estrategia politica, apoiadas na tecnica de analise de conteudo, realizada com auxilio do software Iramuteq. Os resultados comprovaram, quanto ao contexto de influencia, a relevancia da atuacao das gestoras nacionais e de coordenadoras engajadas nas disputas por financiamento para politicas com foco na equidade de genero; quanto ao contexto da producao do texto, que reflete o que foi o planejado em consonancia ou nao com o real, encontramos descompasso entre os objetivos da CP e a realidade das escolas de Ensino Medio Inovador-ProEMI; quanto ao contexto da pratica, detectamos que a perspectiva de genero, proposta na CP, perdeu espaco para as pesquisas especificas das areas de atuacao dos/as coordenadores/as nas acoes dos projetos e que esta foi reforcada pela descrenca dos/as docentes tanto das escolas, quanto das universidades no gendramento em STEM, para a maioria deles/delas a baixa representacao das mulheres nestes cursos superiores e uma questao vocacional, contrariando dados e pesquisas neste campo. Contudo, quanto ao contexto dos resultados, paradoxalmente, verificamos a importancia da iniciativa e o desejo dos/as participantes de que a ‘CP Meninas em STEM’ torne-se uma politica publica continua. Para as estudantes universitarias da area de STEM possibilitou a criacao de redes de apoio que foram importantes para a conclusao de seus cursos; e para as estudantes do ensino medio, o contato com as jovens da universidade, com historias de vida similares as suas, possibilitou uma especie de espelho, que refletiu nelas o estimulo e a crenca de que, se quiserem, podem chegar ate o ensino superior, em qualquer area. Quanto ao contexto da estrategia politica, a descrenca no que tange ao gendramento, sugere que em uma nova edicao da CP, a formacao em genero seja um aspecto a ser considerado e trabalhado. Enfim, a CP Meninas em STEM teve um papel importante e deve ser reeditada constituindu-se em uma politica publica permanente, favorecendo com que mais e mais meninas possam ser livres para escolher onde e em que atuar, inclusive em STEM.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEJANDRA MONTANÉ LOPEZ
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 1448867 - JOSILENE AIRES MOREIRA
Externo à Instituição - MARIA CARMEN OLIVÉ FERRER
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA VANNUCHI