PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CREUSA RIBEIRO DA SILVA LELIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CREUSA RIBEIRO DA SILVA LELIS
DATA: 07/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO: “UMA ESCOLA COM A NOSSA CARA”: EFEITOS POLÍTICOS NA (RE)ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA INDÍGENA.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Políticas educacionais indígenas. Organização escolar. Escola indígena.
PÁGINAS: 314
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: RESUMO Nesta pesquisa de doutorado, foram apresentados os resultados de uma investigacao desenvolvida em uma escola publica municipal, localizada na Comunidade do Catu, no municipio de Canguaretama – RN. O objeto de estudo da pesquisa consiste nas politicas publicas para Educacao Escolar Indigena, principalmente a Resolucao n. 3/1999, que fixou Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indigenas e a Resolucao n. 5/2012, a qual definiu Diretrizes Curriculares para a Educacao Escolar Indigena na Educacao Basica. Esse estudo teve como objetivo analisar os efeitos das politicas educacionais indigenas na organizacao administrativa e pedagogica da Escola Municipal Joao Lino da Silva. Para tanto, foi necessario caracterizar a educacao indigena a partir da contextualizacao do Estado e das politicas publicas direcionadas a ela; contextualizar historica e politicamente o processo de formacao da referida instituicao de ensino e descrever o processo de organizacao da Escola, as politicas publicas e as acoes educativas desencadeadas junto aos indigenas do Catu-RN. A metodologia desenvolvida foi caracterizada por uma abordagem qualitativa, cuja estrategia de investigacao foi o metodo do estudo de caso, que teve como finalidade compreender a realidade pesquisada, por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos, observacoes participantes e analise documental. Como modelo de analise, empregou-se o Ciclo de Politicas, formulado por Richard Bowe, Stephen Ball e Anne Gold (1992) e ampliado por Ball (1994). No que se refere aos resultados da pesquisa, foi possivel identificar aspectos relacionados a questao norteadora do estudo, dentre eles: a) a trajetoria das politicas publicas para educacao indigena passou por um processo de (re)interpretacao e (re)contextualizacao, nos diferentes contextos das politicas em atuacao na Escola investigada, como sejam: contexto da influencia, contexto da producao do texto, contexto da pratica, contexto dos resultados e efeitos e contexto das estrategias politicas; b) o contexto politico estava mudando a organizacao escolar, sobretudo no fortalecimento e na preservacao da identidade indigena, principalmente, no que dizia respeito ao curriculo diferenciado, a proposta de uma gestao democratica, ao ensino da lingua Tupi, a interculturalidade e a vivencia da danca do Tore, enquanto processo educativo, religioso e cultural. Constatou-se ainda a importancia de serem organizadas estrategias politicas, a exemplo da formacao continuada Saberes Indigenas na Escola, para que a comunidade escolar possa assumir seu compromisso com os principios que norteiam a Educacao Escolar Indigena.
MEMBROS DA BANCA: