PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO DJANE ASSUNÇÃO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO DJANE ASSUNÇÃO DA SILVA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE_
TÍTULO: Processo de Produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e sensorialidade
PALAVRAS-CHAVES: Audiodocumentário. Estratégia de ensino. Expressão comunicativa. Sensorialidade. Diálogo.
RESUMO: A presente pesquisa relaciona as partes formadoras da prática educativa (sujeitos, objetos de estudo, procedimentos didáticos e objetivos) com os novos processos midiáticos da atualidade. Propomos pensar a prática educativa, com enfoque no ensino, a partir do debate sobre a emergência de movimentos alternativos que procuram estabelecer dimensões acerca do papel que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) desempenham na educação. Os objetivos se materializam por meio de uma pesquisa em educação pela comunicação que considera as nuances de uma cultura midiática. De maneira geral, objetivamos analisar as potencialidades e dificuldades do processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade. Especificamente, objetivamos construir uma sequência de produção educativa que utiliza o processo de elaboração de um audiodocumentário para o favorecimento da expressão comunicativa e da sensorialidade e investigar quais elementos do processo de produção de um audiodocumentário que podem proporcionar aspectos educativos favoráveis ao diálogo. O trabalho investigativo foi classificado metodologicamente quanto aos seus procedimentos, como Pesquisa de Aplicação, a partir da proposta de tipologia para Pesquisas de Natureza Interventiva (PNI) descrita em Teixeira e Megid Neto (2017). A intervenção se deu a partir do processo de produção do audiodocumentário “Carnaval em São José de Solonópole - A tradição no interior do Ceará”, realizado conjuntamente por trinta e dois adolescentes, com idade entre treze e quinze anos, educandos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As ações interventivas tiveram a duração de dois meses e ocorreram na Associação Comunitária Rural Manoel Furtunato, em parceria com a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Mundoca Moreira. As instituições, assim como as residências dos participantes, estão localizadas na área territorial do distrito de São José de Solonópole, um dos seis distritos que compõem o município de Solonópole, situado no Sertão-Central do estado do Ceará. O foco, com o audiodocumentário, está no seu processo de elaboração enquanto estratégia de ensino, mediada pelas TDICs e não no produto como recurso midiático, que no que lhe concerne, não deixou de apresentar importância para a pesquisa. Quanto à natureza, a pesquisa traz uma abordagem de cunho qualitativo que se atenta para uma investigação subjetiva com foco no procedimento e na reflexão. Do ponto de vista do objetivo é exploratória. Usamos dois métodos para produção e coleta de dados: a observação sistemática e a entrevista por pautas. Como técnica de análise para os dados obtidos, utilizamos a Análise de Conteúdo Categorial nos pressupostos de Bardin (2011).
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES