PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA FABRÍCIA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FABRÍCIA DE MEDEIROS
DATA: 12/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da construção da identidade negra da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Relações étnico-raciais; Construção da identidade negra da criança; Práticas pedagógicas; Formação continuada.
PÁGINAS: 264
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga as Praticas Pedagogicas e Relacoes Etnico-raciais: uma analise da construcao da identidade negra da crianca nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola publica da cidade de Joao Pessoa. Tem como objetivo principal analisar as praticas pedagogicas das professoras voltadas para as relacoes etnico-raciais e suas possiveis influencias para a construcao da identidade negra das criancas nos primeiros anos do Ensino Fundamental de uma escola publica no municipio de Joao Pessoa - PB. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras, criancas que estavam na faixa etaria de idade entre 6 e 8, nos dois primeiros anos da escola, sendo: 22 (10 meninas e 12 meninos) em uma sala e 21 (12 meninas e 09 meninos) em outra; Em ambas turmas haviam criancas negras e brancas. A pesquisa foi qualitativa, etnografica, os instrumentos de coleta de dados foram questionarios aplicados com as professoras, observacoes participantes, videogravacao, diario de campo, fotografias e conversas informais com as criancas, a analise dos dados pautou-se na Analise de Conteudo, (BARDIN, 2009), tecnicas da analise microgenetica (BRANCO E KELMAN, 2004). Partiu do principio que a construcao da identidade negra das criancas sofre forte e direta influencia da pratica pedagogica das professoras, uma vez que nao se separa o ser profissional do ser pessoal, englobando, portanto, suas aprendizagens adquiridas durante a vida, entao, sua propria identidade e/faz parte de suas acoes cotidianas dentro da escola. A crianca que por sua vez esta em processo de construcao de sua identidade e esta depende diretamente das primeiras e intensas interacoes sociais que acontecem basicamente na familia e na escola, e sabendo-se que observam os adultos e os imitam, poderao consequentemente negar, afirmar e/ou ressignificar sua identidade negra ja iniciada e direcionada no ambiente familiar neste contato diario com suas professoras. Assim, evidencia-se que os resultados da pesquisa indicaram que a formacao inicial e continuada dos professores no que concerne o tema em questao ainda e uma formacao ineficiente e que privilegia os resultados quantitativos, nao consegue dar conta de preparar seus profissionais para lidar com as diversidades e com temas complexos e necessarios as reais demandas sociais. Dessa forma e oportuno dizer que encontrei professoras comprometidas e que suas praticas referentes ao tema proposto nesta tese respaldam-se muito mais em suas construcoes ao longo da vida. Percebeu-se que as criancas ainda tao pequenas em sua maioria ja carregavam consigo representacoes sociais bastante marcantes sobre a representatividade de cor e caracteristicas fisicas das pessoas negras que nao foi demonstrado ate serem provocadas/confrontadas durante as oficinas interativas, desse modo constatou-se que a construcao da identidade das criancas negras ja vem sendo elaborada antes mesmo de ingressar na escola, a partir de suas vivencias familiares e sociais, e que estas exercem forte influencia na formacao de uma identidade que nega-se e nao se reconhece. Posteriormente atraves especialmente das praticas pedagogicas das professoras, as criancas passaram do estado de negacao para a autoafirmacao, ressignificando suas identidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 337166 - JOSE ANTONIO NOVAES DA SILVA
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR