PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA NASCIMENTO MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA NASCIMENTO MARTINS
DATA: 12/04/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO INFANTIL E INFRAESTRUTURA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Infraestrutura. Espaços Físicos. Pedagogia Histórico-crítica.
RESUMO: A presente dissertação de mestrado procura discutir a Educação Infantil no campo das políticas públicas, como espaço e como política, investigando o contexto real da infraestrutura e dos espaços físicos escolares das novas instituições de Educação Infantil do município de João Pessoa (PB). A pesquisa objetiva analisar de que forma a infraestrutura dos novos CREIs e o uso dos seus espaços físicos contribuem (ou não) para o processo de efetivação de uma Pedagogia da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Município de João Pessoa (PB). A abordagem metodológica deste estudo é configurada no aporte da pesquisa qualitativa de caráter exploratório e documental, fundamentada em bases metodológicas da dialética, pois utiliza as contribuições do materialismo histórico e dialético para compreender e analisar melhor o objeto de estudo. Como instrumento de trabalho de campo nesta pesquisa, utilizaremos a aplicação de questionários, a observação participante e faremos uso do diário de campo. O trabalho procura contribuir de maneira crítica e construtiva para a melhoria da qualidade da Educação Infantil, focando um elemento particular de sua realidade – a infraestrutura –, de modo que possamos colaborar no projeto coletivo de sinalizar alternativas para a efetivação de uma pedagogia para a Educação Infantil na perspectiva da emancipação humana.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS