PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: AILZA DE FREITAS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILZA DE FREITAS OLIVEIRA
DATA: 11/05/2020
LOCAL: PLATAFORMA ZOOM
TÍTULO: ONG MARÉ, EDUCAÇÃO POPULAR E EMPODERAMENTO CRÍTICO: navegando no Projeto Compartilhando Saberes
PALAVRAS-CHAVES: Organização Não-governamental. Educação Popular. Empoderamento.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O presente estudo tem como objeto de pesquisa o Projeto Compartilhando Saberes da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, com o objetivo de compreender as ações do Projeto, identificando sua relação com a educação popular, a fim de evidenciar em que medida a ONG Maré tem contribuído com processos de empoderamento crítico dos sujeitos sociais envolvidos no Projeto Compartilhando Saberes. A escolha dessa entidade justifica-se, sobretudo, por atuar no âmbito da educação popular; possuir trajetória histórica em que a pesquisadora está inserida e pelo desejo de qualificar as ações com contribuições científicas que auxiliem no aperfeiçoamento desse fazer educacional e pedagógico. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se no método dialético, sendo uma pesquisa-ação qualitativa. Os instrumentos investigativos foram: o registro fotográfico, o diário de campo, os enunciados das redes sociais, o questionário sobre as características dos membros e sobre a compreensão das categorias estudadas, a entrevista semiestruturada e os debates de autoavaliação trimestral da ONG. A análise de conteúdo foi utilizada para a organização e análise dos dados. A pesquisa apresenta a análise das ações desenvolvidas no Projeto Compartilhando Saberes identificando que elementos da educação popular estão em maior evidência; aponta a compreensão dos membros do Projeto sobre empoderamento e os vários níveis deste, articulando o nível de empoderamento crítico com a educação popular, revela que na pesquisa-ação, ao seguir uma perspectiva utilizando o ciclo de ações reflexivas, pesquisadores(as) e pesquisados(as) se integram. Portanto, a tese aqui defendida é a de que a ONG Maré, à luz da educação popular, contribui com o empoderamento crítico dos sujeitos sociais envolvidos no Projeto Compartilhando Saberes. O argumento que sustenta a tese é a compreensão de que o grupo que integra a ONG Maré vem aprimorando sua atuação colaborativa por intermédio do diálogo e da participação, no compartilhamento de saberes ao fortalecer seus laços afetivos e de aprendizagens ressignificando os saberes compartilhados nos mares da Maré para outros mares.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE