PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LAYS REGINA BATISTA DE MACENA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYS REGINA BATISTA DE MACENA MARTINS
DATA: 19/06/2020
LOCAL: Programa de pós- graduação em educação
TÍTULO: HISTÓRIAS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: “PORQUE NO ENSINO OS PROFESSORES SÃO TUDO!” PARAHYBA DO NORTE. 1835-1885
PALAVRAS-CHAVES: Profissão docente. Instrução Primária. Sujeitos educacionais. Século XIX.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esta tese analisou os/as professores/as da instrução primária, sujeitos imprescindíveis no processo de institucionalização do ensino primário, e como se constituíram como profissionais do magistério na própria produção da sua profissão antes mesmo de uma formação institucionalizada dada na Escola Normal. O aporte teórico e metodológico considerou as contribuições da história social, em especial, os escritos do historiador Edward P. Thompson por uma tentativa de apreender o processo social valendo-se do uso da categoria de experiência na vida coletiva e particular das pessoas para a análise do fazer-se docente na Paraíba oitocentista na e pela prática dos/as professores/as primários em um ambiente de luta pela subsistência condicionado aos salários recebidos. O recorte temporal considerou a promulgação da primeira lei, da instrução pública na Província da Parahyba do Norte de número 116, de 19 de maio de 1835, que criava cadeiras de primeiras letras e trazia informações sobre a atuação do magistério no ensino público primário. O marco final em 1885 com a institucionalização oficial da Escola Normal. Além de entender o universo social em que os sujeitos da instrução primária estavam inseridos, buscou-se analisar como as leis e os regulamentos se apresentaram como mediadores da produção da profissão docente concomitante ao processo de institucionalização da escola primária. As chamadas de editais, concursos e nomeações, os relatórios dos presidentes de Província e dos diretores gerais da instrução, os ofícios e requerimentos destinados à assembleia provincial e os jornais da época compuseram o corpo documental do trabalho considerando a reconstrução histórica do processo geral da instrução envolvendo toda a sociedade. Em cada seção priorizou-se contar as histórias a partir dos/as professores/as apreciando as informações trazidas e/ou vividas por eles/as concluindo assim a narrativa com a voz dos sujeitos educativos deixando registrado na história da educação os nomes dos/das trabalhadores/as e intelectuais da educação brasileira.
Presidente - 1551123 - MAURICEIA ANANIAS
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO