PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA LILIANE SANTOS DA SILVA

DISCENTE: MARIA LILIANE SANTOS DA SILVA
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Defesa on line (live)
TÍTULO: O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO LIVRO LITERÁRIO EM UMA TURMA MULTISSERIADA: UM ESTUDO DE CASO NA E. M. EDUCADOR PAULO FREIRE, NO QUILOMBO CRUZ DA MENINA-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Identidade quilombola, livros paradidáticos, prática-didática pedagógica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Nosso estudo se insere na perspectiva de investigar a possibilidade de promoção do fortalecimento da identidade quilombola a partir dos livros literários/ paradidáticos fornecidos pelo FNDE, que tratam da temática étnico-racial. Trazemos como lócus da pesquisa, a Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada na Comunidade remanescente de quilombolas, Cruz da Menina, zona rural do município de Dona Inês- PB. Buscou-se analisar como a professora trabalha com os livros paradidáticos na escola para o fortalecimento da identidade quilombola. Sobretudo, nossa pesquisa coaduna com o que propõe a Lei nº 10.639/2003, pela garantia do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Nos fundamentamos nos estudos de Cavalleiro (2003, 2005); Gomes (2006, 2010); Munanga (1999, 2001, 2003, 2005 e 2008), Ribeiro (2015), Domingues (2007) e Petronilha (2007). Nessa direção, nossa pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso único, para isso nos apoiamos em Robert Yin (2015) ao fazermos o estudo de uma unidade específica dentro de um determinado contexto. Utilizamos para coleta e construção de dados, a análise documental dos livros paradidáticos listados pela professora da referida escola como os mais utilizados para trabalhar a identidade quilombola em sua turma multisseriada de 2º ao 5º ano. Esses livros são respectivamente: “As panquecas de Mama Panya” – Coleção Cantos do Mundo, de Mary e Rich Chamberlin; “Canção dos Povos Africanos” de Fernando Paixão; “Crianças: Olhar a África e ver o Brasil”, de Pierre Verger e “Meu avô africano” de Carmem Lúcia Campos. Do mesmo modo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora responsável pela turma, nos fundamentamos em Bauer e Gaskell (2015), Marconi e Lakatos (2017). Utilizamos a análise de conteúdo Bardin (2011), Minayo (2016). Neste contexto, compreendemos a importância do trabalho a partir dos livros literários de temática étnico-racial para o enfrentamento do racismo, no entanto, faz-se necessário o olhar atento do professor (a) na seleção e tratamento didático dessas obras, não correndo o risco de perpassar uma ideologia ainda racista.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES