PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO
DATA: 26/08/2020
LOCAL: PPGE/Trabalho remoto via Google Meet - Endereço: meet.google.com/yrp-ewgj-yux
TÍTULO: EXTENSÃO POPULAR E FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária. Extensão Popular. Educação. Educação Popular. Pedagogia. Formação em Pedagogia.
RESUMO: Considerando-se que, a universidade é um lócus para formação profissional e humana, a Extensão que é uma das suas atividades junto ao Ensino e pesquisa, visa promover uma relação da Universidade com a sociedade na tentativa de manter um compromisso social, na construção de conhecimento que corrobore para um novo projeto societário e de educação. Nessa direção, a pesquisa tem o objetivo de analisar a Extensão Popular no curso de Pedagogia na atualidade. Para tanto busca situar historicamente a Extensão e sua relação com o curso de Pedagogia; identificar como atual literatura aborda a Extensão Popular no curso de Pedagogia; levantar nos Projetos de Extensão suas aprendizagens e desdobramentos na Universidade Estadual da Paraíba, e explicitar potencialidades, dificuldades e desafios da Extensão Popular no curso de Pedagogia de acordo com os protagonistas da experiência. A pesquisa segue a perspectiva do materialismo histórico dialético com a dialética em Paulo Freire. Essa pesquisa é realizada em uma abordagem qualitativa, para tanto está vinculada a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa documental. Participarão da pesquisa, os discentes (em formação em Pedagogia) da Universidade Estadual da Paraíba Campus –I, situada na cidade de Campina Grande/PB, que atuam em projeto de Extensão do curso de Pedagogia, por meio de entrevista semiestruturada. As analises dos resultados acontecerá pelos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella, e que consiste em considerar a dialética e contradição propagadas nas linguagens dos sujeitos, que expressam sentidos e significados. Acreditamos que a Extensão Popular orientada nos princípios da Educação Popular configura em um canal entre a universidade/sociedade em movimento na busca de novos rumos para educação e sociedade.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA